Jovens e Adultos: Filipenses – a Humildade de
Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 11: Uma Vida Cristã Equilibrada
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “Uma
Vida Cristã Equilibrada”.
-
Iniciem o estudo com a dinâmica “Vida
Transformada”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação
dos alunos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
Leitura nas aulas da EBD
Há variadas formas de promover a
participação dos alunos nas aulas de Escola Bíblica Dominical(EBD). A leitura
de textos e versículos realizada pelos alunos é também uma das maneiras de
oportunizar a participação deles nas aulas. Quer saber como? Leia este texto!
O
ato de ler de que trata este texto não se refere à leitura da lição durante a
aula. Há professores que procedem assim, não sei se por falta de conhecimento
pedagógico ou porque não se preparam para a aula, então leem um tópico e em seguida
fazem um comentário. Ler a lição não é ministrar aula! A lição deve ser lida em casa, pelo menos
duas vezes antes da preparação da aula. Não quer dizer com isto que o professor
está proibido de ler algum trecho pequeno da lição, mas caso haja necessidade
disto que seja de forma esporádica.

Há formas diferenciadas de leitura
de textos que podem ser utilizadas durante as aulas . Então, vejam a seguir algumas
sugestões:
-
Leitura compartilhada: Todos os alunos possuem o mesmo texto e cada pessoa ler
uma parte dele, que pode ser por parágrafo ou o professor indica quem vai ler e
em um determinado momento pede que ele pare, para que outros continuem, até concluir
a leitura do texto por completo.
-
Leitura pontuada: É uma leitura com pausa a cada sinal de pontuação. Para
realizá-la são necessários alguns cuidados:
.
Indicar quem inicia a leitura e a apontar a ordem sequencial da leitura, isto
é, sempre do lado direito de quem está lendo.
.
Orientar que um aluno vai ler e quando encontrar um dos sinais de pontuação (?
, . !) ele para, em seguida o colega do lado direito continua e para
quando encontrar outro ponto, e assim
por diante até terminar o texto.
.
Se alguém errar, a leitura é reiniciada do começo do texto. A leitura torna-se
engraçada porque a tendência da pessoa é continuar lendo, mas é corrigido pelos
colegas e tudo começa do zero (do inicio do texto).
.
A leitura também pode se tornar tensa, por causar do medo de errar, mas a
tentativa vale a pena.
.
Para finalizar, realizem uma leitura completa sem interrupções.
-
Leitura dialogada: É utilizada com textos no qual há diálogos. Para sua
realização é necessário definir quem são os personagens. Em muitos casos,
também se escolhe o narrador. É uma leitura feita com a colaboração de várias
pessoas com suas falas, observando o momento de cada um ler, para isto é
importante que todos os participantes estejam de posse de uma cópia do texto.
A
leitura de versículos e de textos na aula da EBD é um estímulo à participação
dos alunos, proporciona a fixação da Palavra de Deus, além de oportunizar o
contato com outros tipos de textos. O professor pode também fazer indicação de
leitura de livros, revistas ou de textos da internet sobre o tema da lição,
para aprofundamento do estudo realizado em classe.
Que
tal começar na próxima aula?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário