Adolescentes - Currículo do Ano 1: Cremos
Lição 05: No Pecado, um problemão
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Para introduzir o estudo do tema utilizem a dinâmica “O Pecado”.
-
Apresentem o título da lição: No Pecado, um problemão.
-
Perguntem: O que é pecado?
Aguardem
as respostas. Não descartem nenhuma delas.
Depois,
acrescentem outras informações e corrijam alguma resposta se necessário.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa e
contextualizada.
-
Para finalizar, falem: Cremos que o pecado é um problema grande, que nos separa
de Deus, que não podemos vencer sozinhos, precisamos de Jesus.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Pecado
Objetivo:
Refletir
sobre o pecado que originou a morte física e espiritual.
Material:
02
alunos(01 menino e 01 menina)
Frutas
variadas
01
cartolina preta
Procedimento:
-
Peçam para que o menino e a menina se posicionem diante da turma e falem que o
casal representará Adão e Eva.
-
Coloquem uma cesta com vários tipos de fruta diante deles.
-
Leiam Gn 2. 15 a 17:
“E
tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o
guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim
comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não
comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
Falem:
Lemos nestes versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não
comer dos frutos do jardim.
Escolham
01 fruta e digam que ela vai representar a árvore do conhecimento do bem e do
mal.
-
Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:
Leiam:
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos,
e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu
também a seu marido, e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).
Neste
momento, “Eva” deve comer parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.
-
Falem: Qual foi o pecado?
Certamente
vão falar que foi a desobediência.
-
Entreguem a metade da cartolina preta para o menino e a outra parte para a
menina e falem que representa o pecado.
-
Depois, leiam: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que
todos pecaram”(Romanos 5:12).
-
Peçam para que o casal distribua pedaços de cartolina preta para todos os
alunos, simbolizando que todos pecaram.
-
Falem: Agora, temos um problema sério – o pecado. Vamos agora estudar sobre as
consequências do pecado.
Tenham
uma excelente produtiva aula!
4 comentários:
Paz do Senhor.. Não entendi a parte do Falem: quem falem? os dois alunos que estão participando ou eu devo falar...
Gisele, muito obrigada pela visita ao blog.
Somente hoje estou vendo seu comentário, pois estava sem internet.
Mas, quanto a sua dúvida do verbo "falem" se refere aos professores e não aos alunos.
Quando organizo uma dinâmica eu coloco os verbos sempre na 3a pessoa do plural(eles ou elas), pois eu estou me dirigindo aos professores, orientando os passos da dinâmica.
Quando os alunos vão fazer algo na dinâmica, indico o que eles devem realizar.
Volte sempre!
obrigada irmã. Seu blog tem me ajudado muito, estou começando esse ano com adolescentes e nunca tinha trabalhado com eles. Deus abençõe.
Gisele, seja bem vinda ao grupo de professores de adolescentes.
Fico feliz ao saber que este blog tem lhe ajudado nas aulas da EBD.
Volte sempre!
Postar um comentário