Adultos: Os Dez Mandamentos – Valores divinos para
uma sociedade em constante mudança
Lição 04: Não Farás Imagem de Escultura
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Iniciem utilizando a dinâmica “Idolatria
não”.
-
Depois, apresentem o título da lição: Não Farás Imagem de Escultura.
-
Falem que esta expressão se refere ao 2º. Mandamento e peçam para que os alunos
leiam sobre isto no livro do Êxodo 20.4.
-
Depois, falem sobre os pontos levantados na lição, procurando sempre a
participação dos alunos.
-
Para finalizar a aula, perguntem:
Vocês,
antes da conversão, tinham devoção a um “santo”, participavam de romarias,
pagavam promessas e o que lhes motivava a proceder assim?
Oportunizem
a 03 alunos, no máximo, para que falem de forma objetiva sobre esta vivência.
Solicitem
a turma para que observem o que os colegas falam.
-
Perguntem aos mesmos alunos:
Agora,
há necessidade de uma imagem ou outro objeto para que vocês adorem a Deus? Por
quê?
Aguardem
as respostas.
-
Para concluir, leiam:
“Deus
é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”(João
4:24).
“Guardai,
pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que
o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
Para
que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de
qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;
Figura
de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos
céus;
Figura
de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja
nas águas debaixo da terra;
Que
não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo
o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas
àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os
céus”(Deuteronômio 4:15-19).
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Idolatria não!
Objetivo:
Introduzir o tema da aula sobre idolatria.
Material:
Retratos
dos alunos do RG ou Carteira de motorista
Procedimento:
-
Peçam a alguns alunos para apresentar uma foto deles, que pode ser do RG ou da
Carteira de Motorista.
-
Recolham estes documentos.
-
Comecem a mostrar para turma a foto de cada aluno e perguntem de quem é.
Os
alunos que apresentaram as fotos devem permanecer calados.
Certamente
os demais colegas vão identificar as fotos falando que é de fulano, de
beltrano...
O
que levou vocês a relacionarem as fotos com as pessoas?
Certamente
vão responder que a foto retrata a imagem da pessoa.
-
Agora, observem esta situação:
Se
um aluno não viesse para a Escola Dominical e mandasse uma foto ou um objeto
que lembra ele, isto representaria a pessoa? Ele estaria presente na EBD?
Certamente
os alunos vão responder negativamente.
-
Agora, reflitam com os alunos:
Na
1ª situação, há um ser material – a pessoa humana, que pode ser retratada. Mas,
como podemos ter uma imagem ou uma escultura que retrate Deus, sendo Ele
espírito?
Qual
a necessidade de uma foto, uma escultura ou qualquer outro objeto para
representar Deus?
Uma
foto ou objeto de uma pessoa não a representa, imaginem Deus ser representando
e idolatrado através de objeto de culto.
-
Falem: É sobre a proibição da idolatria de acordo com a Bíblia o tema da aula
de hoje.
Por
Sulamita Macedo.
4 comentários:
Parabéns pelas dinâmicas aqui expostas, tem sido de muito proveito para nossa igreja. Deus continue te abençoando ricamente!
Diomedes Alves, muito obrigada pela visita ao blog. Fico feliz ao saber que as sugestões deste blog têm sido proveitosas na EBD de sua igreja.
Faça bom proveito e volte sempre!
Dou graças a Deus por sua vida...pois ...aqui podemos ver a sabedoria de Deus...para usá-la...para nos ajudar a levar um aluno a entender a lição através dessas Dinâmicas...Obrigado por compartilhar..o que Deus te deu....bjs....
Divanilda, muito obrigada por sua visita ao blog. Fico feliz ao saber que este blog tem contribuído com o aprendizado da lição, ao apresentar sugestões que levam o aluno a compreender o estudo do tema.
Volte sempre e faça bom proveito!
Postar um comentário