Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Quem Sou
Lição 02: Alguém Impulsivo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Alguém Impulsivo.
-
Procurem, inicialmente, saber o que os alunos sabem sobre a palavra
“impulsivo”.
Anotem
as respostas e depois organizem um conceito para este vocábulo.
Vejam
como o dicionário on-line define:
“Aquele
que se comporta por impulso; que age sem reflexão; irrefletido. Que tem
facilidade para se enraivar; genioso”.
- Afirmem que a impulsividade nos remete a falta de “Domínio Próprio” ou
“Temperança”.
- Em seguida, apliquem a dinâmica "Domínio Próprio".
- Em seguida, apliquem a dinâmica "Domínio Próprio".
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa e contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Domínio Próprio
Objetivo: Refletir sobre domínio próprio.
Material:
01 martelo
01 prego
01 pedaço de madeira
01 caixa
Procedimento:
-
Leiam ou contem a história do menino relatada no texto “O Garoto, o Martelo e
os Pregos”.
O Garoto, o Martelo e os Pregos
Havia um garotinho que tinha um
mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que
perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia
pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O
menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na
cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle
sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu
que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram
passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia
mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a
cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê
uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado,
elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a
faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a
ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal
quando uma física. Tenha isso em mente antes de se irar contra alguém.
Autoria do texto desconhecida.
-
Depois da leitura, utilizem o martelo, os pregos e um pedaço de madeira para
exemplificar o ensinamento do pai.
-
Em seguida, organizem os alunos em círculo e mostrem uma caixa com várias
situações sobre domínio próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações,
hábitos etc.
Falem
que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra,
mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele.
-
Depois, para concluir, enfatizem a necessidade de controle, disciplina e que
isto deve ser um exercício constante.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Com o chamado para o ensino, o professor deve se preparar para que exerça de exitosa a tarefa que lhe foi dada, pois esta nobre atividade requer dedicação, conforme lemos em Romanos 12:7: "... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Você já parou para pensar no tempo de aula da EBD, relacionando à totalidade de tempo semanal que seu aluno está exposto as muitas formas de informação e influências? Com certeza é um espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados para o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Quer saber mais sobre este assunto? Leia o texto “Como utilizar bem o tempo de aula da EBD”, que você encontra no marcador “Texto Pedagógico” deste blog.
Postar um comentário