Adultos: Jesus, o Homem Perfeito – O Evangelho de
Lucas, o médico amado
Lição 04: A Tentação de Jesus
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Tentação de Jesus.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e
contextualizada.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Tesouro
Escondido” ou “Luz do Mundo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tesouro Escondido
Objetivo:
Incentivar a leitura bíblica e a observância da Palavra de Deus, como parâmetro
para resistir às tentações.
Material:
01
Bíblia pequena
Observação:
A Bíblia deve caber dentro da caixa em forma de coração
Procedimento:
1
- Antes da aula:
Coloquem
a Bíblia dentro da caixa, deixando a tampa bem fechada, se necessário usem
durex. Realizem esta ação ainda em casa, para que os alunos não vejam o
conteúdo.
2
- Durante a aula:
-
Falem que dentro da caixa há um objeto e vamos ver quem descobre?
- Passem a caixa para cada aluno, para que
descubram o que há dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não podem
abri-la.
-
Se alguém descobrir, abram a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11:
“Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.
Peçam
para que os alunos repitam este versículo.
-
Se não descobrirem o conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item
anterior.
-
Para concluir, falem sobre a importância da leitura bíblica e da obediência a
Palavra de Deus, para resistir as tentações, pois elas aparecerão, mas quem
está firmado na Palavra não cede as tentações.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo:
Refletir
sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01
prato transparente
01
copo transparente
01 vela
01
caixa de palito de fósforos ou isqueiro
Procedimento:
-
Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do
prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
-
Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o
crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está
simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
-
Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na
vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
-
Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a
desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc.
Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
-
Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além
da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições
podemos tirar deste procedimento?
Aguardem as respostas dos alunos.
A nossa luz não pode ser apagada se estivermos observando a Palavra de Deus e também não seremos engodados pelas coisas que o mundo oferece.
Aguardem as respostas dos alunos.
A nossa luz não pode ser apagada se estivermos observando a Palavra de Deus e também não seremos engodados pelas coisas que o mundo oferece.
-
Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria
desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário