Lição
02: Como os pentecostais interpretam a Bíblia
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Como
os pentecostais interpretam a Bíblia.
- Para iniciar o estudo do
tema, apliquem a dinâmica “Interpretando”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Interpretando
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a importância da correta interpretação bíblica.
Material:
01
texto para cada aluno(vejam no procedimento)
Procedimento:
1
- Distribuam para cada aluno uma cópia do texto abaixo:
Narrador(a): professor(a):
Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel
e caneta. Escreveu assim.
Homem rico: “Deixo
meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro
nada dou aos pobres”.
Narrador(a): professor(a):
Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava
ele a fortuna? Eram quatro candidatos à sua fortuna.
A)
Narrador(a): professor(a): O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Sobrinho:
Deixo
meus bens à minha irmã? Não!
A
meu sobrinho.
Jamais
será paga a conta do padeiro.
Nada
dou aos pobres.
B)
Narrador(a): professor(a): A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o
escrito:
Irmã:
Deixo
meus bens à minha irmã.
Não
a meu sobrinho.
Jamais
será paga a conta do padeiro.
Nada
dou aos pobres.
C)
Narrador(a): professor(a): O padeiro pediu cópia do original. Puxou a
brasa pra sardinha dele:
Padeiro:
Deixo
meus bens à minha irmã? Não!
A
meu sobrinho? Jamais!
Será
paga a conta do padeiro.
Nada
dou aos pobres.
D)
Narrador(a): professor(a): Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um
deles, sabido, fez esta interpretação:
Descamisado:
Deixo
meus bens à minha irmã? Não!
A
meu sobrinho? Jamais!
Será
paga a conta do padeiro? Nada!
Dou
aos pobres.
Autoria
do texto desconhecida.
Texto
adaptado por Sulamita Macedo.
2
– Escolham 05 alunos para representar os personagens da história acima: o homem
rico, o sobrinho, a irmã, o padeiro e o descamisado.
Expliquem
que no texto já está indicada a fala de cada um.
3
– Realizem a leitura do texto de acordo com a orientação contida no item 2.
4
– Após a leitura, analisem a história sob o ponto de vista de cada personagem e
a razão de cada versão.
5
– Para concluir, falem que o desejo do homem rico escrito no papel sem
pontuação levou os 4 herdeiros a ler o conteúdo de acordo com seus interesses.
A interpretação de um pequeno texto pode ser interpretado de diversas maneiras.
Entretanto,
a interpretação bíblica(tema de aula de hoje), para que seja feita de forma
correta e confiável, requer cuidados e requisitos que devem ser observados por
quem ler e estuda a Palavra de Deus.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário