Lição
02: Para Ouvir e Anunciar a Palavra de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Para Ouvir e Anunciar a Palavra
de Deus.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre a parábola do
Semeador.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Depois, trabalhem o conteúdo da parábola e sua
aplicação pessoal.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Mais Doce que o Mel”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mais doce que o mel
Objetivo:
Refletir sobre qual o tipo de coração está sendo lançado o ensino da Palavra de
Deus.
Material:
Desenho
de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e
sementes.
Figuras
das 4 situações apresentadas na parábola do Semeador
01
figura de coração
01
sachê de mel ou bala de mel
Procedimento:
-
Leiam a parábola do semeador – Mt 13. 3 a 8.
À
medida que a leitura for efetuada, vocês apresentam figuras que dizem respeito
as 4 situações da parábola(semelhante a esta abaixo).
Se
preferir, vocês podem utilizar material, como: desenho de um caminho com aves,
pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
-
Dividam a turma em 04 grupos e passem o material ou a figura referente a cada
situação (uma para cada grupo).
-
Orientem para que cada grupo reflita sobre a situação da parábola, associando-a
ao ensino da Palavra de Deus nos dias atuais.
-
Em seguida, os grupos devem apresentar o resultado de forma objetiva.
-
Apresentem a figura do coração e falem: Que o nosso coração esteja com solo
preparado e fértil para receber a semente que é a Palavra de Deus.
-
Depois, leiam Sl 119.103: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar!
Mais doces do que o mel à minha boca”.
-
Para finalizar, entreguem para cada aluno 01 sachê de mel ou bala de mel.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário