Lição
10: Precisamos de Vigilância Espiritual
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês
iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Precisamos de Vigilância
Espiritual.
- Falem: Nesta lição vamos
estudar sobre a parábola dos “Dois
Servos”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Tapando
a brecha”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Tapando a Brecha
Objetivo:
Refletir sobre a vigilância espiritual.
Material:
Recursos humanos – os
alunos.
Procedimento:
– Organizem os alunos em
círculo, deixando apenas 01 aluno fora.
– Orientem o aluno que está
fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu objetivo será o de penetrar no
círculo, mas não precisa derrubar nem machucar ninguém.
– Orientem para que o
círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar bem próximos, para
que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.
– Depois, falem para os
demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar entrar no círculo, mas
que eles devem resistir a estas investidas.
– Então, peçam para que
comecem a atividade.
– Observem as tentativas do
“inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.
– Vocês podem fazer outras
tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que está no círculo.
– Podem haver dois
resultados:
O inimigo não conseguir
entrar no círculo
O inimigo conseguir entrar
no círculo
Mas, qualquer que seja o
resultado, falem que esta demonstração nos alerta quanto a importância da vigilância
espiritual. Jesus breve virá, sejamos fieis e prudentes.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Finalizar
o estudo sobre as parábolas de Jesus, estudadas nas 12 lições.
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Apresentem figuras ou objetos que representem as parábolas estudadas.
O
grupo, que responder corretamente a qual parábola se refere a figura ou objeto,
ganhará pontos.
Solicitar
para que falem um pouco sobre a parábola. Se fizerem corretamente, somarão outros
pontos.
O
grupo vencedor poderá ganhar uma premiação.
Sugestão
de figuras ou objetos:
Lição
02: Sementes
Lição
03: Fermento e grão de mostarda
Lição
04: Mulher suplicando
Lição
05: Ovelha e dracma(moeda)
Lição
06: Pessoa menosprezando outra
Lição
07: Borracha escolar(representar o perdão)
Lição
08: Pessoa machucada ou pessoa cuidando de outra
Lição
09: 01 pai e 02 filhos
Lição
10: 02 olhos(representar a vigilância)
Lição
11: 10 velas pequenas
Lição
12: Dinheiro
Lição
13: Jesus lavando os pés dos discípulos
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário