Lição 10: A
mentira aprisiona a alma
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A mentira aprisiona a alma.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Mentira
tem perna curta”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para finalizar, utilizem o texto “Eclipse
do Sol”, para refletir sobre a importância de transmitir algo de forma
correta. Embora o texto seja engraçado, há reflexões que podem ser feitas
através dele quanto a prestar atenção ao que está sendo dito, não modificar as
informações etc.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mentira tem perna curta
Objetivo:
Refletir sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.
Material:
um pequeno texto(postado no procedimento)
Procedimento:
-
Preparem um pequeno texto contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui
numa doceria e escolhi: chocolates, balas de vários sabores, pirulitos, 01
pipoca doce e 02 salgadas, pastilhas, 7 chicletes, torrones, jujubas, 01
garrafa de água. Fui para a fila do caixa para pagar, mas, quando chegou minha
vez de ser atendido, o sistema saiu do ar e moça se desculpou e disse que eu
teria que esperar, se pudesse. Reclamei
e pedi para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível. Esperei ainda 30
minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
-
Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da classe, um ao lado do
outro.
-
Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem, oralmente, para o primeiro
aluno e este passará as informações para o colega ao lado e assim
sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser
transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está
recebendo-a.
-
Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a
mensagem estará truncada, distorcida, errada.
-
Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.
-
Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas,
tais como: a importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente,
não mentir, não enganar. Aproveitando o tema da lição, reforce a autenticidade
que deve haver nas nossas palavras e atitudes.
Ideia
original da técnica do “telefone sem fio” desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão
Eclipse do Sol
Capitão
ao Sargento-ajudante:
-
Sargento! Dando-se amanhã um Eclipse do Sol, determino que a companhia esteja
formada, com uniforme de campanha, no campo de exercícios, onde darei
explicações em torno do raro fenômeno que não acontece todos os dias. Se por
acaso chover, nada poderá se ver e neste caso fica a companhia dentro do
quartel.
Sargento-ajudante
ao Sargento:
-
Sargento! De ordem de meu capitão, amanhã haverá um Eclipse do Sol, em uniforme
de campanha. Toda a companhia terá de estar formada no campo de exercícios,
onde meu Capitão dará explicações necessárias, o que não acontece todos os
dias. Se chover, o fenômeno será mesmo dentro do quartel.
Sargento
ao Cabo:
-
Cabo, o nosso Capitão fará amanhã um Eclipse do Sol no campo de exercícios. Se
chover, o que não acontece todos os dias, nada se poderá ver. Em uniforme de
campanha, o Capitão dará a explicação necessária, dentro do quartel.
Cabo
aos Soldados:
-
Soldados, amanhã, para receber o Eclipse do Sol, que dará as explicações
necessárias sobre o Capitão, o fenômeno será em uniforme de exercício, isto se
chover dentro do quartel, o que não acontece todos os dias.
Autoria
do texto desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário