RSS

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia

Lição 11: Honrando o criador, cuidando da criação

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Honrando o criador, cuidando da criação, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o tema, apliquem a dinâmica “Agente Multiplicador”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Sugestão de aula de campo. Que tal?

Vocês podem organizar uma aula de campo a um parque ecológico ou a uma instituição de trabalha com preservação ambiental. Vejam a melhor data para o grupo.

Para isto, deve haver:

Agendamento prévio com a instituição

Meio de transporte para o traslado: ônibus fretado ou da linha, trem…

Lanche e água: combinar se cada um levará o seu ou os professores organizarão para todos.

Acompanhantes: outros professores, nunca vá sozinho com os alunos.

Recursos financeiros: para o traslado e lanche

Lista dos participantes: antes de sair fazer uma chamada, contar quantas pessoas presentes e riscar os ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar novamente. Para retornar da mesma forma.

Tenho certeza que vale a pena, pois também será um momento descontraído para a turma.

Por Sulamita Macedo.

 

Dinâmica: Agente Multiplicador

Objetivos:

Incentivar a disseminação de ideias sobre preservação ambiental

Concluir estudo sobre preservação ambiental

Material para cada grupo:

01 cartolina

Pincel atômico

Revistas para recorte de figuras

01 cola

Rolo de fita adesiva(apenas 01 para todos os grupos)

Procedimento:

– Dividam a turma em vários grupos.

– Forneçam os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico, revistas para recorte de figuras, cola e fita adesiva.

– Orientem para que elaborem um cartaz sobre preservação ambiental.

– Estipulem um tempo para esta atividade.

– Peçam para os alunos apresentarem os cartazes para os demais colegas.

– Em seguida, vocês devem colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros ambientes da igreja.

Por Sulamita Macedo. 

0 comentários: