RSS

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade

Lição 12: A bondade de Deus e os falsos profetas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A bondade de Deus e os falsos profetas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo, utilizem a dinâmicaVerdadeiro ou Falso?”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes, como por exemplo.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?

Objetivos:

Diferenciar objeto falso do verdadeiro através de suas características.

Introduzir o estudo sobre falsos profetas

Material: CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume etc.

Procedimento:

- Escolham um dentre os objetos citados para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).

- Apresentem os objetos para a classe e perguntem se há diferença entre eles. Pode haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveite a oportunidade e questione o porquê das respostas.

Há também, outra possibilidade de utilização desses objetos:

Vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observem a reação da turma diante das características dos objetos.

- Em seguida, façam a pergunta:

O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?

Os alunos deverão emitir suas opiniões.

- Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o tema sobre falsos mestres, trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.

- Leiam com os alunos:

“Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons”(Mateus 7. 15 a 17).

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: