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terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Adultos: Em Defesa da Fé Cristã Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Lição 06: O Filho é igual com o Pai

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O Filho é igual com o Pai, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Unidade”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Unidade

Objetivo:

Relacionar a unidade que há entre Deus e seu filho Jesus com a importância da unidade e comunhão que haver no Corpo de Cristo.

Material:

Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.

Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:

Folha 01: Cabeça / Folha 02: Pescoço / Folha 03: Tronco (humano) / Folha 04: Braço direito

Folha 05: Braço esquerdo / Folha 06: Mão direita / Folha 07: Mão esquerda

Folha 08: Perna direita / Folha 09: Perna esquerda / Folha 10: Pé direito / Folha 11: Pé esquerdo

Procedimento:

1- Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:

Para o grupo 01:

– Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.

Para o grupo 02(com 11 pessoas):

– Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam separados.

– Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.

2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.

3 – Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.

O grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes. O grupo 02, embora apresentem um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.

Perguntem: Por que são diferentes?

O Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do trabalho.

O Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.

Quais conclusões podemos extrair dessa dinâmica para a vida cristã? Falem da importância da unidade e da comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.

4 – Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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