Adultos: Em Defesa da Fé Cristã Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência
Lição 06: O Filho
é igual com o Pai
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: O Filho é igual com o Pai, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Agora,
vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Unidade”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Unidade
Objetivo:
Relacionar
a unidade que há entre Deus e seu filho Jesus com a importância da unidade e
comunhão que haver no Corpo de Cristo.
Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11
folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para
desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha
01: Cabeça / Folha 02: Pescoço / Folha 03: Tronco (humano) / Folha 04: Braço
direito
Folha
05: Braço esquerdo / Folha 06: Mão direita / Folha 07: Mão esquerda
Folha
08: Perna direita / Folha 09: Perna esquerda / Folha 10: Pé direito / Folha 11:
Pé esquerdo
Procedimento:
1-
Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
–
Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis
colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser
executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11 pessoas):
–
Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os
colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam
separados.
–
Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.
2
– Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3
– Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O
grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes. O grupo 02, embora
apresentem um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um
resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem:
Por que são diferentes?
O
Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade
para o desenvolvimento do trabalho.
O
Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam
de forma coletiva.
Quais
conclusões podemos extrair dessa dinâmica para a vida cristã? Falem da
importância da unidade e da comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
4
– Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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