RSS

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento

Lição 06: O Tempo dos Juízes

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O Tempo dos Juízes, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Período dos juízes

Objetivo:

Realizar uma pesquisa sobre os juízes Gideão, Sansão e Samuel, utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem.

Material:

Celular, notebook ou tablet dos alunos

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

01 mapa para localizar Israel

01 figura de um relógio antigo

Procedimento:

Dias antes da aula:

Solicitar aos alunos para que realizem uma pesquisa sobre 03 juízes: Gideão, Sansão e Samuel.

Divulgar a pesquisa no grupo de WhatsApp da turma e orientar que eles vão apresentar o que pesquisaram em um momento específico da aula.

No dia aula:

- Escrevam no quadro a expressão “tempo dos juízes” e falem sobre o assunto para os alunos, utilizando os recursos didáticos: mapa, relógio, quadro branco.

Mapa para localizar Israel; o relógio para falar do tempo em que ocorreu a atuação dos juízes; o quadro para escrever alguma palavra ou fixar o mapa e a figura do relógio.

- Depois, organizem os alunos em círculo e peçam para que os alunos falem o que pesquisaram sobre Gideão, Sansão e Samuel.

Escrevam no quadro o nome Gideão e à medida que eles falarem sobre o personagem, escrevam alguma informação apontada pelos alunos.

Isto deve acontecer também com os personagens Sansão e Samuel.

- Para concluir, leiam:

“E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam”(Juízes 2:18).

 Por Sulamita Macedo.

0 comentários: