Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento
Lição 06: O Tempo dos JuízesProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O Tempo dos Juízes, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Período dos juízes
Objetivo:
Realizar
uma pesquisa sobre os juízes Gideão, Sansão e Samuel, utilizando a Metodologia
Ativa de Aprendizagem.
Celular,
notebook ou tablet dos alunos
01
quadro branco
01
marcador para quadro branco
01
mapa para localizar Israel
01
figura de um relógio antigo
Procedimento:
Dias antes da aula:
Solicitar
aos alunos para que realizem uma pesquisa sobre 03 juízes: Gideão, Sansão e
Samuel.
Divulgar
a pesquisa no grupo de WhatsApp da turma e orientar que eles vão apresentar o
que pesquisaram em um momento específico da aula.
No dia aula:
-
Escrevam no quadro a expressão “tempo dos juízes” e falem sobre o assunto para
os alunos, utilizando os recursos didáticos: mapa, relógio, quadro branco.
Mapa
para localizar Israel; o relógio para falar do tempo em que ocorreu a atuação
dos juízes; o quadro para escrever alguma palavra ou fixar o mapa e a figura do
relógio.
-
Depois, organizem os alunos em círculo e peçam para que os alunos falem o que
pesquisaram sobre Gideão, Sansão e Samuel.
Escrevam
no quadro o nome Gideão e à medida que eles falarem sobre o personagem,
escrevam alguma informação apontada pelos alunos.
Isto
deve acontecer também com os personagens Sansão e Samuel.
-
Para concluir, leiam:
“E,
quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da
mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se
compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e
afligiam”(Juízes 2:18).
0 comentários:
Postar um comentário