Discipulando – 4º Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 02: Você é
sal e luz
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- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: Você é sal e luz, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
Para exemplificar a expressão “sal e luz do mundo”, apliquem
as dinâmicas “Sal da terra” e “Luz do mundo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo:
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal.
- Expliquem que o sal representa o cristão e o copo
com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai
realizar.
- Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a
embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação
02);
01 colher de sal no último copo e misturem( situação
03).
- Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta
do cristão no mundo?
- Aguardem as respostas. É comum haver votação para as
três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter
percebido, a situação que melhor representada o cristão neste mundo é a da
situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar
influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está
misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou
sendo influenciados?
- Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido,
com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser
pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se
adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós
deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das
citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a
conduta do cristão como sal da terra.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo:
Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela, água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e
a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está
firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não
transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo.
O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus.
Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a
Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação,
santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode
apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de
coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos
as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada
para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macêdo.
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