RSS

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Jovens: Exortação, Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias

Lição 02: A Mensagem de Jeremias para Judá

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A Mensagem de Jeremias para Judá, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica  “Arrependimento”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Arrependimento

Objetivos:

Contextualizar a mensagem do profeta Jeremias para o povo de Judá, para que se arrependessem.

Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do perdão.

Enfatizar que o arrependimento é a melhor atitude.

Material:

01 objeto pesado(cadeira, livro grande...) ou uma fruta grande (melancia, jaca...).

Procedimento:

- Falem: Acabamos de estudar a mensagem do profeta Jeremias para o povo de Judá, para que se arrependessem. E, Quanto a nós? O que podemos extrair deste ensinamento? Vejamos.

- Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que o homem carrega quando peca.

- Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.

- Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.

- Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?

Certamente o aluno responderá que está incomodado com o peso que está segurando.

- Falem que há uma solução para isto.

Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.

- Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?

Falem que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.

- Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.

- Concluam, afirmando que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, arrependendo-se, confessar suas culpas através da oração e abandonar o pecado. Dessa forma, a pessoa passará a ter uma vida transformada, pois o arrependimento é o melhor caminho e produz vida.

Ideia Original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: