Jovens: Exortação, Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias
Lição 02: A Mensagem de Jeremias para JudáProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Mensagem de Jeremias para Judá, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Arrependimento”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Arrependimento
Objetivos:
Contextualizar
a mensagem do profeta Jeremias para o povo de Judá, para que se arrependessem.
Demonstrar
os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do perdão.
Enfatizar
que o arrependimento é a melhor atitude.
01
objeto pesado(cadeira, livro grande...) ou uma fruta grande (melancia,
jaca...).
Procedimento:
-
Falem: Acabamos de estudar a mensagem do profeta Jeremias para o povo de Judá,
para que se arrependessem. E, Quanto a nós? O que podemos extrair deste
ensinamento? Vejamos.
-
Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que o homem carrega quando
peca.
-
Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.
-
Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o
pecado e suas consequências.
-
Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente
o aluno responderá que está incomodado com o peso que está segurando.
-
Falem que há uma solução para isto.
Então
leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”,
enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos
do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
-
Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?
Falem
que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
-
Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
-
Concluam, afirmando que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve
reconhecer que pecou, arrependendo-se, confessar suas culpas através da oração
e abandonar o pecado. Dessa forma, a pessoa passará a ter uma vida
transformada, pois o arrependimento é o melhor caminho e produz vida.
Ideia
Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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