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terça-feira, 20 de julho de 2010

Lição 04 - Profecia e Misticismo

Jovens e Adultos - O Ministério Profético na Bíblia
Lição 04 - Profecia e Misticismo
Professoras e professores, para esta lição apresento as seguintes orientações:

1 – Cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana. Vocês estão fazendo isto? Percebem a importância desse momento?
2 – Iniciem a aula, distribuindo ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno e peçam para que eles escrevam uma crendice popular e a razão de sua prática, por exemplo: não passar debaixo de escada porque dá azar, não deixar a bolsa no chão, porque o dinheiro “vai embora” etc.

3 – Colem os pedaços de papel numa cartolina, leiam cada um, questionem a finalidade dessas práticas e discutam sobre Misticismo e sua influência na Igreja.
4 – Trabalhem os itens II, III e I, nesta ordem.
5 – Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Separados”.

Dinâmica: Separados

Objetivo: Refletir sobre a conduta do cristão diante das influências mundanas.
Material: 01 copo, água, óleo de cozinha, uma colher (kit 01); 01 prato, 02 xícaras de feijão(kit 02); 01 copo com água, 01 colher, iodo ou outro material para tingir(kit 03).
Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Distribuam para o grupo 01: kit 01, para o grupo 02: kit 02 e para o grupo 03: kit 03.

- Orientem-os para fazer o procedimento pedido e responder ao questionamento:
Para o grupo 01, fazer a mistura e refletir sobre o que estão vendo. O que isto tem a ver com as atitudes do cristão diante das influências místicas?

Parao 02, fazer o processo da catação do feijão. Como podemos permanecer limpos diante das influências mundanas?

Para o 03, também fazer uma mistura. Estamos nós cristãos sendo a água ou o material que tinge, modificando o ambiente que vivemos?
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Texto de Reflexão: O Bicho

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato

Não era um rato

O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira.

Lição 03: As Funções Sociais e Políticas da Profecia

Jovens e Adultos - O Ministério Profético na Bíblia
Lição 03: As Funções Sociais e Políticas da Profecia
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
1 – Cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana.
2 – Quando vocês estiverem organizando a aula, procurem estudar e entender o que significam os termos: política, política partidária, justiça e injustiça social.
3 – Iniciem o estudo do tema, lendo o texto “O Bicho” de Manuel Bandeira e reflitam com os alunos sobre as injustiças sociais detectadas no poema.
4 – Em seguida, trabalhem exemplos da função política e social dos profetas, quando denunciavam as injustiças sociais daquela época.
5 – Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Contrastes”.

Dinâmica: Contrastes

Objetivo: Refletir sobre as injustiças sociais e o papel do cidadão na sociedade de contrastes.

Material: 02 cartolinas, figuras, tesoura, cola e fita adesiva.

Procedimento:1 – Entrem em contato com seus alunos e peça-lhes para que procurem figuras e/ou reportagens que retratem justiça e injustiça social. Orientem-os para que levem para a aula de domingo.

Observações:
- É comum os alunos se esquecerem de levar o que vocês solicitaram. Então, trabalhe com o plano B: vocês levam figuras e reportagens, também.

- Caso vocês não tenham condições de entrar em contato com os alunos durante a semana, vocês levem as figuras e reportagens.

- Vocês ainda não possuem telefones e e-mails dos alunos? Façam o mais urgente possível. Lembram-se que eu já orientei para fazer isto?

2 – Fixem as duas cartolinas no quadro ou na parede, já com a identificação: Justiça Social em uma e Injustiça Social na outra.

3 – Solicitem para os alunos observarem as figuras e reportagens e colem cada uma na cartolina que faz referência ao título. Com certeza, haverá mais figuras e reportagens alusivas a injustiça social, infelizmente. Mas, esta é a sociedade que temos.

4 – Peçam aos alunos que observem os contrastes entre os dois cartazes.

5 – Então, perguntem: Quais atos políticos vocês podem citar para que haja justiça social nestes exemplos estampados nos cartazes? Qual tipo de sociedade queremos?

6 – Para encerrar, aproveitem a oportunidade e falem para os alunos sobre as escolhas dos candidatos no processo eletivo e possibilidades de reivindicação por justiça social.

“Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, por que serão fartos” Mateus 5.6

Sulamita.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Lição 02: A Natureza da Atividade Profética

Jovens e Adultos - O Ministério Profético na Bíblia
Lição 02: A Natureza da Atividade Profética
Professoras e professores, para esta lição faço as seguintes orientações:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.

- Introduzam o tema da lição, utilizando a dinâmica “Comunicando”.

- Trabalhem os itens I, II e III.

Observação: no título do item III há a palavra extática, com X, que significa: “relativo ou pertencente a êxtase, enlevado em êxtase, arrebatado do espírito”, não é erro gráfico e não confundam com estático, com S, "imóvel, em repouso” (Dicionário Michaelis).

- Organizem com antecedência um material digitado ou manuscrito, contendo referências bíblicas que exemplifiquem as variadas formas de comunicação de Deus com o homem, contidas nos itens I e II. Entreguem para os alunos e à medida que você precisar, durante o desenvolvimento da aula, o aluno lerá o versículo bíblico solicitado.

- Concluam a aula, falando da importância da comunicação de Deus para conosco e procurem contextualizar o tema da lição com a vida dos seus alunos.

Dinâmica: Comunicando

Objetivo: Refletir sobre as diversas formas de comunicação utilizadas por Deus para revelar Sua vontade ao homem.

Material: Uma mensagem escrita.

Procedimento:
1 - Falem para os alunos que na lição 02 vamos estudar sobre as diferentes formas de comunicação das mensagens proféticas.

2 - Dividam a turma em 03 grupos, distribuam a mesma mensagem para todos.

3 - Solicitem para que cada grupo elabore uma forma diferente de transmitir a mensagem. Como por exemplo: duas ou três pessoas se encontram e falam sobre a mensagem; simular que está num studio de uma rádio e transmitir a mensagem, elaborar um panfleto ou um cartaz etc.
Observação:
- A mensagem pode ser de um evento que vai acontecer na sua igreja, aniversário de um aluno da classe ou outra de sua preferência.
- Eu realizei esta dinâmica no Estudo Bíblico para professores. A mensagem que escolhi foi a II Conferência de Escola Dominical que vai ocorrer aqui em Natal.

4 - Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos para os grupos realizarem a tarefa.

5 - Orientem os grupos para a apresentação diante da turma, solicitando objetividade.

6 - Falem para os alunos: Nós presenciamos agora 3 formas diferentes de transmissão de uma mesma mensagem. Deus também se utilizou de formas variadas para transmitir sua revelação ao homem, conforme lemos no versículo abaixo e em outras passagens bíblicas.

“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo filho”. Hb 1.1
Por Sulamita Macedo.