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segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lição 10: O Valor da Temperança

Jovens e Adultos - Jeremias: Esperança em tempos de crise
Lição 10: O Valor da Temperança
Professoras e professores, esta lição vai tratar da fidelidade, temperança e obediência, tendo como exemplo os Recabitas. Faço então as seguintes sugestões para o estudo desses temas:

- Ao iniciar a aula, cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana.

- Perguntem para os alunos o que eles sabem sobre os Recabitas, escrevam as respostas numa cartolina, reservem-na e ao final do estudo da lição vocês vão utilizá-la.

- Agora trabalhem os itens II, I e III, nesta ordem.

- Utilizem a dinâmica “Sal da Terra”, postada em 17.02.2010, com o objetivo de promover reflexão sobre o crente como sal da terra.


- Utilizem o texto “Construa sabiamente a casa de sua vida” para refletir sobre a importância da construção da nossa casa espiritual, com ações puras, permanecendo fiel a palavra de Deus, mesmo diante de um mundo pecaminoso.

- Caso julguem necessário, ao estudar sobre a abstinência de bebidas fortes no item II, falem sobre os benefícios do uso suco de uva; pesquisem em http://www.uvibra.com.br/ Vejam parte do texto “Suco de uva é mais nutritivo e benéfico do que o vinho”: “Melhor e mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonóides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração. Os flavonóides no suco de uva, como os do vinho, se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL ou lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias”.


- Sugiro ainda a dinâmica “Você sabe seguir instruções?”.

Observação: Utilizem apenas uma das duas dinâmicas sugeridas, na aula.

- Para concluir, retomem a cartolina utilizada no início da aula e perguntem: E agora, o que sabem sobre os Recabitas? Com certeza o número de informações será bem maior.

Tenha uma excelente aula!!!

Texto de reflexão: Construa sabiamente a casa da sua vida

Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família.
O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou. Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:
- Esta casa é sua, é meu presente para você como prova de gratidão.
Que choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora já era tarde demais, teria que morar numa casa feita de qualquer maneira.

Às vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense em você como um carpinteiro. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede na casa da sua vida. Construa-a sabiamente.
Autor Desconhecido

Dinâmica: Você sabe seguir instruções?

Objetivo: Promover de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se embaraçando com outros apelos.

Material: 01 cópia da atividade para cada aluno.

Procedimento:
01 – Distribuam 01 cópia da atividade para cada aluno.
02 – Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade. Há somente uma instrução correta.
03 – Observem as atitudes dos alunos.
04 – Ao final, trabalhem com os alunos sobre a importância de observar qual regra era para ser seguida e questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou?
05 Agora trabalhem com os alunos o exemplo dos Recabitas, que decidiram permanecer fiéis a recomendação de Jonadabe.


Atividade: Você sabe seguir instruções?
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 - Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.

Autor desconhecido.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

lição 09: Esperando contra a Esperança

Jovens e Adultos - Jeremias: Esperança em tempos de crise
Lição 09: Esperando contra a Esperança
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Ao iniciar a aula, façam o que costumeiramente oriento: cumprimentem os alunos. Perguntem como passaram a semana e nessa conversa informal, vocês perceberão quem está precisando de oração ou de uma conversa e até de uma visita.

- Para introduzir o tema da lição, utilizem a sugestão proposta na orientação pedagógica da lição, com uma modificação: ao invés de vocês trabalharem características de uma pessoa sem esperança, enfatizem as características de uma pessoa que tem sua esperança em Deus.


- Depois de estudarem os conteúdos dos itens da lição, sugiro a leitura de uma fábula com o título “Esperança” ou utilizar a dinâmica “A Estrela Verde”, adaptada do texto de reflexão já citado.

Dinâmica: A Estrela Verde

Objetivo: Refletir sobre a esperança diante das adversidades.

Material: texto para oito pessoas, 06 estrelas( 01 branca, 01 prateada, 01 dourada, 01 vermelha, 01 verde e 01 azul) e estrelas verdes para cada aluno da classe.


Procedimento:
- Escolham 08 pessoas e distribuam o texto abaixo para cada uma: 06 pessoas para representar as estrelas, 01 para representar o anjo e 01 para ser o narrador.

- Orientem para a sequencia das falas. Se houver tempo, antes da apresentação, passe a fala de cada personagem.

Narrador: Havia milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, douradas, vermelhas, azuis... Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram:

(6 pessoas entram segurando estrelas nas cores branca, prateada, dourada, vermelha, verde e azul)

Estrela 1: Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens.
Narrador: Assim será feito, respondeu o Senhor. Conservarei todas vocês pequeninas, como são vistas e podem descer à Terra.

(As pessoas com as estrelas saem)

Narrador: Conta-se que naquela noite, houve uma linda noite de estrelas. Algumas se alinharam nas torres altas das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes nos campos, outras se misturavam nos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada. Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a Terra escura e triste.

(Cinco pessoas com as estrela entram, com exceção da verde)

Narrador: Por que vocês voltaram? Perguntou Deus à medida que elas chegavam ao céu.

Estrela 2: Senhor, não foi possível permanecer na Terra. Lá existe muita miséria e violência. Muita maldade e injustiça...

Narrador: E o Senhor lhes disse: Claro! O lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é o lugar do transitório, daquilo que cai, daquilo que morre, onde nada é perfeito. O céu é o lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece.

Narrador: Depois que chegaram todas as estrelas, conferindo seus números, Deus falou: Mas está faltando uma estrela, perdeu-se no caminho? E um anjo que estava perto respondeu:

Anjo: Não Senhor, ela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há o limite, aonde as coisas não vão bem, onde há luta e dor...

Narrador: Mas que estrela é essa? Perguntou o Senhor.

Anjo: É a ESPERANÇA, Senhor. A estrela verde. A única estrela desta cor.

Narrador: E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só. Havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.
( A Esperança entra e entrega uma estrela verde para cada participante)

Para concluir, leiam: "Bem-Aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus. " Sl 146.05

Autor Desconhecido
Texto adaptado para dinâmica por Sulamita.

Texto de Reflexão: Esperança

Havia milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, douradas, vermelhas, verdes e azuis... Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram:

"- Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens."

"- Assim será feito, respondeu o Senhor. "Conservarei todas vocês pequeninas, como são vistas e podem descer à Terra."

Conta-se que naquela noite, houve uma linda noite de estrelas. Algumas se alinharam nas torres altas das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes nos campos, outras se misturavam nos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada. Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a Terra escura e triste.

"- Por que vocês voltaram?" Perguntou Deus à medida que elas chegavam ao céu.

"- Senhor, não foi possível permanecer na Terra. Lá existe muita miséria e violência. Muita maldade e injustiça..."

E o Senhor lhes disse:

"- Claro! O lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é o lugar do transitório, daquilo que cai, daquilo que morre, onde nada é perfeito. O céu é o lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece."

Depois que chegaram todas as estrelas, conferindo seus números, Deus falou:

"- Mas está faltando uma estrela, perdeu-se no caminho? ”

E um anjo que estava perto respondeu:

"- Não Senhor, ela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há o limite, aonde as coisas não vão bem, onde há luta e dor..."
"- Mas que estrela é essa?" Perguntou o Senhor.

"- É a ESPERANÇA, Senhor. A estrela verde. A única estrela desta cor. E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só. Havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.”


Autor Desconhecido

"Bem-Aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus. " Sl 146:5

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lição 08 - O Poder da Verdadeira Profecia

Jovens e Adultos - Jeremias: Esperança em tempos de crise
Lição 08 - O Poder da Verdadeira Profecia
Professoras e professores, para esta lição faço as seguintes sugestões:

- Ao iniciar a aula não se esqueçam de fazer o que costumeiramente oriento, porém de grande importância: cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana etc.

- Perguntem para os alunos o que é profeta e qual sua função; com certeza eles facilmente apresentarão as idéias sobre o que vocês solicitaram, tendo em vista que na lição passada este assunto foi abordado.

- Utilizem a dinâmica “Falso ou Verdadeiro”, postada em 12.01, para trabalhar sobre a autenticidade ou não do profeta.

- Vocês se lembram de uma brincadeira de criança chamada telefone sem fio? Esta pode trazer ensinamentos para esta lição, então vejam a dinâmica “Telefone sem fio”.

- Após trabalhar os itens II e III, leiam com os alunos o texto “Eclipse do Sol”, para fazer o fechamento do tema, enfatizando a importância de que o profeta deve transmitir de forma correta o que Deus lhe deu.