RSS

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dinâmica: Você responde, eu respondo

Objetivo: Verificar o nível de aprendizado dos alunos.
                 Realizar revisão de um tema.

Material:
-26 perguntas digitadas sobre o tema estudado, pode ser 02 de cada lição(separar 13 numa folha e as outras 13 noutra foha).
- Cópias das perguntas para todos os alunos.
- Papéis para sorteio para escrever:  grupo 01, grupo 02, numeração de 1 a 13(duas vezes).
- 02 caixas pequenas ou duas sacolas.


Procedimento:

- Falem para os alunos que vocês vão realizar uma dinâmica para fazer uma retrospectiva das lições estudadas.
- Dividam a turma em dois grupos.
- Distribuam 13 perguntas para o grupo 01 e as outras 13 para o grupo 02.
- Escolham uma pessoa para anotar a pontuação dos grupos(pode ser um professor ou um aluno).
- Façam um sorteio, para saber qual dos dois grupos começará respondendo.
- Expliquem como será a pontuação, descrita abaixo. Sejam justos.
- Retirem da caixa ou sacola um número, que corresponde a pergunta a ser respondida pelo grupo. Leiam a pergunta e aguardem a resposta. Se julgarem necessário, estipulem um tempo para cada resposta.
- Procedam da mesma forma, com o outro grupo. E assim, sucessivamente, até terminar as perguntas ou esgotar o tempo.

- Somem a pontuação de cada grupo. Proclamem qual o grupo vencedor, fazendo uma premiação a seu critério. Caso haja algum aluno que se destaque, respondendo as perguntas, sugiro que receba a lição bíblica do próximo trimestre.

PONTUAÇÃO
SITUAÇÃO 01: Se o grupo responder corretamente, receberá 01 ponto.
SITUAÇÃO 02: Se o grupo responder de forma incompleta, receberá meio ponto(0,5).
SITUAÇÃO 03: Se o grupo souber responder de forma completa  a pergunta do outro grupo, receberá 1,5.
SITUAÇÃO 04: Se o grupo responder errado ou não souber responder, perderá 01 ponto e obrigatoriamente terá que passar a pergunta para o outro grupo, que receberá 02 pontos no caso de resposta correta, 01ponto se estiver incompleta e perderá 01 ponto se estiver errada.
Por Sulamita Macedo.