Juvenis -
Currículo do Ano 2: A História da Igreja
Lição 13: As Igrejas Hoje
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema o pentecostalismo no Brasil e fundação de
diversas igrejas.
Faço
a indicação de leitura do texto “História das Assembleias de Deus no
Brasil”(postado abaixo) para maiores informações sobre o tema.
Observação:
Na aula de hoje, além de tratar do tema da lição 13, vocês devem fazer uma
breve retrospectiva do trimestre. Organizem bem o tempo. Vejam as sugestões
abaixo:
-
Apresentem os 03 períodos do pentecostalismo no Brasil:
1- 1910 a 1950:
Fundação
da Assembleia de Deus pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em
1910.
Congregação
Cristã no Brasil e Assembleia de Deus eram as únicas desta época.
2 - 1950 a 1975: Período marcado pelas Cruzadas Evangelísticas inspiradas no modelo dos
Estados Unidos.
Igreja
do Evangelho Quadrangular
O
Brasil para Cristo
Igreja
de Nova Vida
Igreja
Deus é Amor
Casa
da Bênção
Cruzadas
evangelísticas nas Assembleias de Deus
Renovação
nas Igrejas tradicionais como Batista e Presbiteriana
Movimento
Católico Carismático
3 - Final do anos 70 até hoje: Neopentencostalismo
Caracterizado
por modismos teológicos, sincretismo religioso, teologia da Prosperidade,
exorcismo etc.
-
Trabalhem pontos principais da história da Assembleia de Deus no Brasil, a
doutrina.
-
Apresentem fotos e até vídeos.
-
Depois, enfatizem o cuidado para não sermos levados por qualquer vento de
doutrina, para tanto é necessário conhecer a Palavra de Deus.
-
Para concluir a aula, façam o fechamento do trimestre, utilizando a atividade
abaixo.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atividade para a conclusão do trimestre:
Opção 01:
No
dia da lição 12, orientem os alunos para fazer em casa a seguinte atividade e
trazer na próxima aula:
Elaborar
uma carta do ponto de vista de uma pessoa que presenciou o avivamento. Eles podem utilizar o conteúdo das lições
para esta atividade de forma objetiva, peçam para que usem a criatividade para
a elaboração desta carta.
A
carta deve ser endereça a turma. Distribuam 01 folha de papel ofício e 01
envelope para os alunos.
No
dia da lição 13, os alunos devem ler a mensagem da carta para a turma.
Opção 02:
No
dia da lição 13, elaborar um texto coletivo do ponto de vista de uma pessoa que
presenciou o avivamento. Eles podem
utilizar o conteúdo das lições para esta atividade de forma objetiva, peçam
para que usem a criatividade para a elaboração deste texto.
Utilizem
01 folha de papel madeira e pincel atômico.
Indicação
de Leitura
História
das Assembleias de Deus no Brasil
Como
Tudo Começou
Enquanto
o avivamento pentecostal expandia-se e dominava a vida religiosa de Chicago, na
cidade de South Bend, no Estado de Indiana, que fica a cem quilômetros de
Chicago, morava um pastor batista que se chamava Gunnar Vingren. Atraído pelos
acontecimentos do avivamento de Chicago, o jovem foi a essa cidade a fim de
saber o que realmente estava acontecendo ali. Diante da demonstração do poder
divino, ele creu e foi batizado com o Espírito Santo.
Pouco
tempo depois, Gunnar Vingren participou de uma convenção de igrejas batistas,
em Chicago. Essas igrejas aceitaram o Movimento Pentecostal. Ali ele conheceu
outro jovem sueco que se chamava Daniel Berg. Esse jovem também fora batizado
com Espírito Santo. Ambos eram de origem sueca e membros da igreja batista em seu
país, havendo emigrado para a América em épocas diferentes. Ali, não somente
tomaram conhecimento do avivamento pentecostal, mas receberam-no
individualmente de modo glorioso.
Posteriormente,
já amigos e buscando juntos ao Senhor, receberam Dele a chamada missionária
para o Brasil. Através de uma revelação divina, o lugar tinha sido mencionado:
Pará. Nenhum dos presentes conhecia aquela localidade. Após a oração, os jovens
foram a uma biblioteca à procura de um mapa que lhes indicasse onde o Pará estava
localizado. Foi quando descobriram que se tratava de um estado do Norte do
Brasil. Era uma chamada de fé, pois para eles, era um lugar totalmente
desconhecido.
Rumo
ao Brasil
Gunnar
Vingren e Daniel Berg despediram-se da igreja e dos irmãos em Chicago. A igreja
levantou uma coleta para auxiliar os missionários que partiam. A quantia que
lhes foi entregue só deu para a compra de duas passagens até nova Iorque.
Quando lá chegassem, eles não saberiam como conseguir dinheiro para comprar
mais duas passagens até o Pará. Porém, esse detalhe não os abalou em nada, nem
os deteve em Chicago à espera de mais recursos. Tinham convicção de que haviam
sido convocados por Deus. Portanto, era da total responsabilidade de Deus fazer
com que os recursos materiais inexistentes necessários à viagem surgissem.
Chegaram
à grande metrópole, Nova Iorque, sem conhecer ninguém, e sem dinheiro para
continuar a viagem. Os dois missionários caminhavam por uma das ruas da cidade,
quando encontraram um negociante que conhecia o jovem Gunnar. Na noite
anterior, enquanto em oração, aquele negociante sentira que devia certa quantia
ao irmão Vingren. Pela manhã, aquele homem colocou a referida importância em um
envelope para mandá-la pelo correio, mas enquanto estava caminhando para executar
aquela tarefa, viu os dois enviados do Senhor surgirem à sua frente. Surpreso
ao ver a maneira especial como Deus trabalhava, o comerciante contou-lhes sua
experiência e entregou-lhe o envelope. Quando o irmão Vingren abriu o envelope,
encontrou dentro dele 90 dólares - exatamente o preço de duas passagens até o
Pará.
Assim,
no dia 5 de novembro de 1910, os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren
deixaram Nova Iorque abordo do navio "CleMent" com destino à Belém do
Pará. No início do século XX, apesar da presença de imigrantes alemães e suíços
de origem protestante e do valoroso trabalho de missionários de igrejas
evangélicas tradicionais, nosso país era quase que totalmente católico.
A
Chegada de Gunnar Vingren e Daniel Berg no Brasil
No
dia 19 de novembro de 1910, em um dia de sol causticante, os dois missionários
desembarcaram em Belém. Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém,
ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um
movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do
Brasil.
Não
possuíam eles amigos ou conhecidos na cidade de Belém. Não traziam endereço de
alguém que os acolhessem ou orientasse. Carregando suas malas, enveredaram por
uma rua. Ao alcançarem uma praça, sentaram-se em um banco para descansar; e aí
fizeram a primeira oração em terras brasileiras. Seguindo a indicação de alguns
passageiros com os quais viajaram, os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg
hospedaram-se num modesto hotel, cuja diária completa era de oito mil réis. Em
uma das mesas do hotel, o irmão Vingren encontrou um jornal que tinha o
endereço do pastor metodista Justus Nelson. No dia seguinte, foram procurá-lo,
e contaram-lhe como Deus os tinha enviado como missionários para aquela cidade.
Como Daniel Berg e Gunnar Vingren estivessem até aquele momento ligados à
Igreja Batista na América (as igrejas que aceitavam o avivamento permaneciam
com o mesmo nome), Justus Nelson os acompanhou à Igreja Batista, em Belém, e os
apresentou ao responsável pelo trabalho, pastor Raimundo Nobre. E, assim, os
missionários passaram a morar nas dependências da igreja. Alguns dias depois,
Adriano Nobre, que pertencia à igreja presbiteriana e morava nas ilhas, foi a
Belém em visita ao primo Raimundo Nobre. Este apresentou os missionários a
Adriano, que imediatamente mostrou-se interessado em ajudá-los a aprender falar
o português.
Passado
um determinado tempo eles já podiam falar português. Vingren continuou a
estudar a língua, enquanto Daniel trabalhava como fundidor. Passado algum
tempo, Berg começou a dedicar-se ao trabalho de colportagem.
O
Movimento Pentecostal Começa a Queimar os Corações Brasileiros
Os
jovens missionários tinham o coração avivado pelo Espírito Santo, e oravam de
dia e de noite. Oravam sem cessar. Esse fato chamou a atenção de alguns membros
da igreja, que passaram a censurá-los, considerando-os fanáticos por dedicarem
tanto tempo à oração. Mas isso não os abalou. Com desenvoltura e eloquência,
continuaram a pregar a salvação em Cristo Jesus e o batismo com o Espírito
Santo, sempre alicerçados na Escrituras. Todavia, como resultado daquelas
orações, alguns membros daquela Igreja Batista creram nas verdades do Evangelho
completo que os missionários anunciavam. Os primeiros a declararem publicamente
sua crença nas promessas divinas foram as irmãs
Celina Albuquerque e Maria
Nazaré. Elas não somente creram, mas resolveram permanecer em oração até que
Deus as batizasse com Espírito Santo conforme o que está registrado em Atos
2.39.
Numa
quinta-feira, uma hora da manhã de dois de junho de 1911, na Rua Siqueira
Mendes, 67, na cidade de Belém, Celina de Albuquerque, enquanto orava, foi
batizada com o Espírito Santo. Após o batismo daquela irmã começaria a luta
acirrada. Na Igreja Batista alguns creram, porém outros não se predispuseram
sequer a compreender a doutrina do Espírito Santo. Portanto, dois partidos
estavam criados.
Devido
a este movimento pentecostal, Daniel Berg e Gunnar Vingren e mais 17
simpatizantes foram expulsos daquela Igreja Batista, no dia 13 de junho de
1911. Na mesma noite da expulsão, ao chegarem a casa da irmã Celina, na Rua
Siqueira Mendes, 67, os irmãos resolveram passar a se congregar ali, o que
normalmente foi feito pelo espaço de mais ou menos três meses, com cultos
dirigidos pelo missionário Vingren e pelo irmão Plácido. Daniel Berg pouco
falava por ainda estar atrasado no aprendizado da língua.
A
Fundação da Primeira Assembléia de Deus
Assim
surgiu a necessidade de que o trabalho fosse organizado como igreja, o que se
deu a 18 de junho de 1911, quando por deliberação unânime, foi fundada a Assembleia
de Deus no Brasil, tendo em Daniel Berg e Gunnar Vingren os primeiros
orientadores.
O
termo Assembleia de Deus dado a denominação não tem uma origem definida entre
nós, entretanto sugere-se estar ligado as Igrejas que na América do Norte
professam a mesma doutrina e recebem a designação de Assembléia de Deus ou
Igreja Pentecostal. Sobre a questão, é aceitável o seguinte testemunho do irmão
Manoel Rodrigues: "Estou perfeitamente lembrado da primeira vez que se
tocou neste assunto. Tínhamos saído de um culto na Vila Coroa. Estávamos na
parada do bonde Bemal do Couto, canto com a Santa Casa de Misericórdia. O irmão
Vingren perguntou-nos que nome deveria dar-se a Igreja, explicando que na
América do Norte usavam o termo Assembleia de Deus ou Igreja Pentecostal. Todos
os presentes concordaram em que deveria ser Assembléia de Deus. Em 11 de
Janeiro de 1968 a denominação foi registrada oficialmente como pessoa jurídica.
Com o nome de Assembleia de Deus.
As
Perseguições
A
fundação da Assembleia de Deus repercutia profundamente entre as várias
denominações. O medo que a Assembleia de Deus viesse a absorver as demais
denominações fez com que estas se unissem para combater o movimento
Pentecostal.
No
ano de 1911, em Belém, alguns dispuseram-se a combater o Movimento Pentecostal
em seu nascedouro. Para alcançarem esse intento, não escolhiam os meios:
calúnia, intriga, delação e até agressão física. Tudo era válido. Chegaram,
inclusive, a levar aos jornais a denúncia de que os pentecostais eram uma seita
perigosa, tendo com prática o exorcismo. Enfim, alarmaram a população. A
matéria no jornal A Folha do Norte, todavia, acabou por atrair numerosas
pessoas para os cultos da nova igreja. Não poderia haver propaganda melhor.
A
Chegada em São Paulo
Em
15 de novembro de 1927, por direção divina, chegava na capital de São Paulo o
abençoado casal Daniel Berg e sua esposa Sara, para aqui semearem a boa semente
do evangelho de Jesus. O primeiro culto nesta cidade foi realizado na mesma
data em uma casa alugada na Vila Carrão, um bairro distante do centro da cidade.
Este culto teve a participação do casal de missionários suecos, Simon Lundgren
e Linnea Lundgren, e é a data oficial da fundação da igreja.
Orando
muito, eles prosseguiam com as reuniões. Porém, aos poucos, a vizinhança
começou a tomar conhecimento dos cultos. Certo dia, quando estavam orando e
cantando, uma senhora bateu à porta e convidaram-na para entrar. Perguntou-lhes
se eram crentes, e eles responderam afirmativamente. Esta mulher contou-lhes
que havia se convertido na Assembleia de Deus de Maceió, vindo depois para São
Paulo. Em sua casa, vinha por muito tempo, com lágrimas, pedindo ao Senhor
Jesus para que enviasse um servo seu para desenvolver a sua obra na cidade de
São Paulo. O casal Berg compreendeu imediatamente que fora pelas orações desta
irmã que o Senhor lhes enviara à capital paulista. Na família da mesma, haviam
pessoas que estavam sedentas de salvação, que aceitaram o Evangelho com muita
alegria. Muitos vizinhos começaram também a participar das reuniões, recebendo
de bom grado a Palavra do Senhor e a Cristo como seu Salvador.
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