Lição
08: Já Estou Justificado
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Já estou justificado.
- Iniciem o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “A Sentença do Juiz”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: A sentença do Juiz
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a justificação.
Material:
Papéis com o nome RÉU para
cada aluno de um lado do papel; do outro lado do mesmo papel deve estar escrito
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”(Romanos 3:23).
Papel com o nome ACUSADOR
Papel com o nome ADVOGADO DE
DEFESA
Papel com o nome JUIZ
Papel com a seguinte afirmação
“Eu declaro o homem inocente, pois foi justificado por Jesus”.
Procedimento:
- Escolher 04 alunos para
representar o RÉU, ACUSADOR, ADVOGADO DE DEFESA e JUIZ.
- Os demais alunos recebem um
papel com o nome RÉU, atrás deve está escrito o versículo, conforme descrição
no item material.
- Aparece o aluno que
representa o acusador, acusando o homem do seu pecado.
- Em seguida, vem o aluno
representando Jesus como advogado, defendendo o réu(o homem) e fala que morreu
no lugar dele para que tivesse perdão de seus pecados.
- Por fim aparece o aluno que
representa Deus e ler a sentença dele como juiz, declaro o homem inocente, pois
foi justificado por Jesus.
- Em seguida, iniciem o estudo
sobre a justificação.
Por Sulamita Macedo.
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