Lição 09: O Mistério da
Unidade Revelado
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem
iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Mistério
da Unidade Revelado.
- Iniciem o estudo do tema,
com a aplicação da dinâmica “A unidade
revelada”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam
estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- A exposição do tema da aula
na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não
é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar
que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar
e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto.
Escrevam
no quadro as expressões:
Mistério
Mistério
divino encoberto
Mistério
divino revelado
Igreja:
judeus e gentios
Mistério
a ser anunciado pela igreja
Estas
expressões, ao serem explicadas, vão ampliar de forma gradativa a compreensão do
tema. Desta forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais
significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
A unidade revelada
Objetivos:
Exemplificar
a formação da igreja por judeus e gentios, o mistério revelado por Deus no
tempo oportuno, formando uma unidade.
Enfatizar
a importância de pertencer ao reino de Deus, cumprindo a missão evangelizadora
e social.
01
quebra-cabeça com figura de Igreja
01
tubo de cola branca
01
cartolina
01
tesoura
Colem
a figura da Igreja numa cartolina, façam o desenho das peças do quebra-cabeça
de acordo com o número de alunos da classe e depois recortem cada peça.
Procedimento:
-
Distribuam as peças para os alunos(cada aluno deverá receber uma peça). Mas,
reservem 02 peças, deixando-as escondidas em algum lugar.
-
Em seguida, peçam para que os alunos montem o quebra-cabeça.
Os alunos
certamente vão sentir falta de algumas peças e não vão conseguir montar o
quebra-cabeça.
Então,
entreguem as peças que estão faltando para os alunos concluírem a montagem,
afirmando que elas estavam encobertas(ocultas).
-
Após a montagem, perguntem: O que vemos?
Um
quebra-cabeça com uma figura de igreja.
-
Depois, trabalhem as seguintes ideias:
02
peças ficaram faltando no início da montagem. O quebra-cabeça estava
incompleto. As 02 peças podem representar os gentios, que com eles o mistério
divino foi planejado. A formação da igreja
por judeus e gentios era o mistério revelado por Deus no tempo oportuno,
formando uma unidade. Nós fomos alcançados por este mistério.
Uma
peça do quebra-cabeça ganha importância e valor quando está no conjunto das
outras peças, formando um todo, e passa a ter grau de pertencimento ao todo(A
Igreja).
Você
é uma peça do quebra-cabeça, isto nos remete aos membros do corpo de Cristo, a
Igreja, que deve estar em unidade, em comunhão para adorar, servir a Deus,
independente de raça, etnia, nação, língua, classe social
-
Agora, enfatizem a importância de estar inserido na Igreja como parte
integrante do corpo de Cristo e participar das atividades do reino, cumprindo a
missão evangelizadora e social.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário