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segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Discipulando – 4º ciclo: Portando uma nova identidade

Lição 04: Desviando-se da cólera e do homicídio

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Desviando-se da cólera e do homicídio, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Sublinhem a palavra “Cólera” com cor diferente e perguntem:

Que outra palavra podemos apontar como sinônimo?

Aguardem as respostas. Acrescentem outras caso necessário.

Da mesma forma, façam para a palavra “Homicídio”.

Anotem as respostas no quadro.

Aqui estão sendo utilizados o método de Perguntas e Repostas e o Conhecimento Prévio.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Quando vocês falarem sobre o 6º. Mandamento, apliquem a dinâmica “Sopro de vida”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição, sublinhar duas palavras, as respostas dos alunos); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material da dinâmica;

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, as palavras sublinhadas, as respostas dos alunos e a demonstração da dinâmica;

- Método de Perguntas e Repostas e o Conhecimento Prévio.

- Participação dos alunos na aula;

- Utilização de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Sopro de Vida

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o 6º. Mandamento – Não Matarás.

Material:

Situação 01 - Se sua classe for dentro da igreja:

02 bexigas de aniversário

01 palito de dentes para cada aluno

06 folhas de papel ofício

01 pincel atômico

01 lixeira ou 01 saco para lixo

Situação 02 – Se sua classe for fora da igreja:

02 bexigas de aniversário

01 bexiga para cada aluno

01 palito de dentes para cada aluno.

Procedimento:

- Peçam para que 01 aluno leia o versículo abaixo:

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”(Gn 2:7).

Enquanto ele ler, vocês sopram uma bexiga de aniversário e dão um nó para o ar não escapar.

- Falem: Esta bexiga cheia de ar está representando a vida do ser humano, pois sem a vida ficaria assim: mostrem uma bexiga vazia ou estourem a bexiga.

Evitem estourar a bexiga se a sua classe for dentro da igreja.

- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o 6º. Mandamento: Não Matarás.

- Entreguem 01 palito de dente para cada aluno.

- Falem: O palito de dente representa a “arma” para acabar a vida do outro.

- Perguntem: Quais são as formas de tirar a vida de alguém?

Espera-se que os alunos falem sobre aborto, assassinato, pena de morte, Eutanásia, nas guerras, quando alguém decide tirar sua própria vida através do suicídio e até de forma figurada “acabar a vida de outrem” por palavras e atitudes.

Se sua classe for dentro da igreja: Escrevam estas respostas em folhas de papel ofício separadas. Quando vocês lerem cada uma, amassem e joguem numa lixeira, simbolizando a retirada de vida, através de variadas formas.

Se sua classe for fora da igreja: Escrevam cada resposta em 01 bexiga cheia de ar e depois peçam para que um ou mais alunos estourem as bolas usando os palitos de dentes.

- Falem: O palito, a “arma”, não deve ser utilizado para tirar sua vida ou de alguém, pois a Bíblia recomenda “Não Matarás”. A vida é um dom de Deus, somente Ele pode tirá-la.

- Leiam:

“O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela”(1 Sm 2:6).

“E Jesus disse-lhe: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mt 22:37-39).

Por Sulamita Macedo.

1 comentários:

Unknown disse...

Muito boa essa dinâmica.