RSS

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Adultos - A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus

Lição 08: A Lei e os Evangelhos Revelam Jesus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

3 - Apresentem o título da lição: A Lei e os Evangelhos Revelam Jesus, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Vocês podem retomar o tema da classificação dos livros da Bíblia

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, apliquem a dinâmica “Marcas da Salvação”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Marcas da salvação

Objetivos:

Concluir o estudo sobre a salvação em Jesus, apontada na Lei e nos Evangelhos

Enfatizar a mudança que ocorre na vida daquele que aceita Cristo como salvador.

Material:

½ folha de papel ofício para cada aluno.

Procedimento:

- Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.

- Falem: Esta folha de papel pode representar nossa vida. As transformações vão acontecendo e nossa vida vai se modificando(à medida que vocês falarem vão amassando aos poucos a folha de papel).

- Falem: Jesus ao morrer ficou com marcas em vários lugares do seu corpo, por causa dos pregos colocados quando estava na cruz ao morrer por mim e por você. Conforme lemos em João 20.25:

“Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei”.

- Perguntem: Temos as marcas do Senhor Jesus em nossas vidas? A salvação efetuada por sua morte modificou sua vida?

- Peçam para que os alunos amassem a folha de papel e solicitem para que falem(de forma objetiva) sobre a mudança ocorrida em sua vida após receber a salvação.

Após cada depoimento, falem: Estas são as marcas deixadas por Jesus na vida de....(falar o nome do aluno).

Ideia original desconhecida da técnica do papel amassado.

Esta versão por Sulamita Macedo.

0 comentários: