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segunda-feira, 18 de abril de 2022

Adultos - Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo

Lição 04: Resguardando-se de Sentimentos Ruins

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Resguardando-se de Sentimentos Ruins, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para exemplificar o item III da lição, utilizem a dinâmica “Não Matarás”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Não Matarás

Objetivo: Exemplificar o estudo da ampliação que Jesus ensinou sobre o 6º. Mandamento – Não Matarás.

Material:

02 bexigas de aniversário

01 palito de dentes para cada aluno

06 folhas de papel ofício

01 pincel atômico

01 lixeira ou 01 saco para lixo

Procedimento:

- Peçam para que 01 aluno leia o versículo abaixo:

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”(Gn 2:7).

Enquanto ele ler, vocês sopram uma bexiga de aniversário e dão um nó para o ar não escapar.

- Falem: Esta bexiga cheia de ar está representando a vida do ser humano, pois sem a vida ficaria assim: mostrem uma bexiga vazia ou estourem a bexiga.

Evitem estourar a bexiga se a sua classe for dentro da igreja.

- Falem: Nesta lição, será alertado sobre a importância da pessoa evitar sentimentos ruins que podem levá-la a tirar a vida do outro(assassinato); e, principalmente, que Jesus ampliou o 6º. mandamento(Não matarás),  quando encontramos em seus ensinamentos o “homicídio no coração” por  palavras, ações e sentimentos ruins que matam nosso próximo.

- Leiam: “Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele”(1 João 3:15).

- Entreguem 01 palito de dente para cada aluno.

- Falem: O palito de dente representa a “arma” para acabar a vida do outro.

- Perguntem: Quais são as formas de tirar a vida de alguém?

Espera-se que os alunos falem sobre aborto, assassinato, pena de morte, Eutanásia, guerras, quando alguém decide tirar sua própria vida através o suicídio e até de forma figurada “acabar a vida de outrem” por sentimentos(ódio, cólera),  palavras e atitudes(insultos, menosprezo, discriminação, falta de respeito etc.).

Escrevam estas respostas em folhas de papel ofício separadas. Quando vocês lerem cada uma, amassem e joguem numa lixeira, representando a retirada de vida, através de variadas formas.

- Falem: Cuidado! Temos nas mãos uma “arma”, mas não deve ser utilizada para tirar a vida de alguém, nem de forma literal ou figurada.

Agora, perguntem se os alunos querem continuar com a “arma”(o palito de dentes).

Espera-se que os alunos falem que não. Então, peçam para que coloquem os palitos na lixeira.

- Leiam:

“E Jesus disse-lhe: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mt 22:37-39).

Por Sulamita Macedo.

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