RSS

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Jovens: Separados para Deus - Buscando a Santificação para Vermos o Senhor e Sermos Usados por Ele

Lição 07: Santidade: De Dentro para Fora

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Santidade: De Dentro para Fora. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para compatilhar  o conteúdo da lição, utilizem a dinâmica  Escribas e Fariseus”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Escribas e Fariseus

Objetivo: Oportunizar a participação ativa dos alunos antes e durante a aula.

Material:

Revista de jovens do trimestre em curso(1º trimeste 2023)

Etiqueta ou crachá para identificar dos alunos dos 02 grupos

Procedimento:

Dias antes da aula:

Utilizando o grupo de WhatsApp da turma:

- Dividam a turma em 02 grupos.

- Denominem os grupos de “Escribas” e “Fariseus”.

- Peçam para que leiam a lição, separando as caracterticas conforme o nome do grupo a que pertence, “Escribas” ou “Fariseus”.

No momento da aula:

- Organizem os alunos em círculo.

- Identifiquem os alunos dos 02 grupos, usando uma etiqueta ou crachá.

- Façam a introdução da lição.

- Depois, peçam para que cada grupo apresente as características dos escribas e fariseus.

- Durante a exposição, reforcem o que Jesus cambatia no discurso deles.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: