RSS

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Jovens: Sejam Firmes - Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais

Lição 12: Venha depressa

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Venha depressa. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para ilustrar o item II,  utilizem a dinâmica  Combati o bom combate”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Combati o bom combate

Objetivos:

Refletir sobre a transformação na vida de Saulo de Tarso, após a conversão.

Enfatizar o exemplo do apóstolo Paulo na divulgação do Evangelho.

Material:

01 folha de papel ofício

01 pincel atômico

01 folha de papel ofício para cada aluno

Procedimento:

- Apresentem uma folha de papel ofício limpa e sem marcas.

- Falem: Esta folha vai representar Saulo de Tarso antes de sua conversão(neste momento escrevam o nome “Saulo” em um lado da folha). Ele fazia um tremendo “barulho”(mexam a folha para lá e para cá), pois perseguia os cristãos.

- Falem: Mas, ele teve um encontro com Deus(agora do mesmo lado da folha onde tem o nome desenhem uma cruz). A vida de Saulo mudou radicalmente e passou a se chamar Paulo(escrevam do outro lado da folha a palavra “Paulo”.

- Falem: A vida de Paulo passou a ter marcas da cruz de Cristo. De perseguidor passou a ser perseguido por causa da proclamação do evangelho.

- Leiam 2 Coríntios 11:24-27(à medida que a leitura foi efetuada, vocês vão amassando a folha de papel ofício):

“Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.

Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;

Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;

Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez”.

Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; 2 Timóteo 4:17

- Falem: Estas foram as marcas que Paulo sofreu ao levar a mensagem de salvação.

- Leiam: “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem”(II Timóteo 4:17).

- Falem: Ele já no final da vida e preso em Roma, ao escrever para Timóteo, afirmou:

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”(II Timóteo 4: 7).

Ele tinha consciência de que estava perto de morrer, mas sabia do dever cumprido e que apesar das dificuldades e sofrimentos guardou a fé.

- Entreguem 01 folha para cada aluno, peçam para que cada um escreva o nome dele ou dela na folha.

- Falem: A proclamação do evangelho chegou até você, transformando sua vida( peçam para que desenhem uma cruz).

Que marcas você tem por causa do evangelho?

Você já sofreu algum tipo de perseguição por causa do evangelho?

Para os alunos que responderam afirmativamente, peçam que relatem apenas uma situação e neste momento o aluno vai amassando o papel.

- Ao final, os alunos devem dizer: Estou combatendo o bom combate, ainda não acabei a carreira, estou guardando a fé, apesar das dificuldades.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: