Discipulando – 1º. Ciclo: Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
Lição 01: A
Necessidade Humana: O Problema do Pecado
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que
está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos
nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição: A Necessidade
Humana: O Problema do Pecado, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, perguntem:
Como surgiu o pecado?
Aguardem as respostas. Depois, se necessário vocês
podem acrescentar outras informações ou corrigir algumas ideias.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e
Respostas e o Conhecimento Prévio dos alunos sobre o tema.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “O Salário do
Pecado”.
- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Salário do Pecado
Objetivo:
Refletir sobre o pecado que originou a morte física e
espiritual.
Material:
02 alunos(01 aluno e uma aluna)
Frutas variadas
01 cartolina preta
Procedimento:
- Peçam para que o menino e a menina se posicionem
diante da turma e falem que o casal representará Adão e Eva.
- Coloquem uma cesta com vários tipos de fruta diante
deles.
- Leiam Gn 2. 15 a 17:
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do
Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De
toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do
bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente
morrerás”.
- Falem: Lemos nestes versículos acerca da orientação
de Deus sobre o que podiam ou não comer dos frutos do jardim.
Escolham 01 fruta e digam que ela vai representar a
árvore do conhecimento do bem e do mal.
- Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:
Neste momento, “Eva” deve comer parte da fruta
proibida e depois passar para “Adão”.
- Falem: Qual foi o pecado?
Certamente vão falar que foi a desobediência.
- Entreguem a metade da cartolina preta para o menino
e a outra parte para a menina e falem que representa o pecado.
- Depois, leiam: “Portanto, como por um homem entrou o
pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os
homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).
- Peçam para que o casal distribua pedaços de
cartolina preta para todos os alunos, simbolizando que todos pecaram.
- Falem: Agora, temos um problema sério – o pecado e a
morte.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom
gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 6.33).
Vamos agora estudar sobre a morte como consequência do
pecado e a vida após a morte.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário