Adultos: Os Dez Mandamentos – Valores divinos para
uma sociedade em constante mudança
Lição 06: Santificarás o Sábado
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para
tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Santificarás o Sábado.
-
Depois, perguntem: O cristão deve guardar o sábado? Por quê?
Aguardem
as respostas, escreva-as no quadro e reservem.
- Trabalhem os pontos informativos e
argumentativos levantados na lição, procurando a participação do aluno.
-
Após o estudo, retomem a pergunta inicial: O cristão deve guardar o sábado? Por
quê?
Espera-se
que os alunos acrescentem outras informações. Compare-as com as respostas do
início da aula. Esta é uma forma de observar o quanto o aluno aprendeu sobre a
lição.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “Tempo
para todas as coisas”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Tempo para todas as coisas
Objetivo: Oportunizar
reflexão sobre o tempo destinado para as atividades do cotidiano, trabalho,
estudo, descanso, família, lazer, devocional e Igreja.
Materiais:
01 caixa de sapato com tampa
revestida com papel liso(sem estampas).
01 tesoura
01 tubo de cola
Figuras variadas que
representem: trabalho, estudo, ocupações diversas, descanso, família, lazer,
devocional, culto.
Procedimento:
- Então, convidem um aluno
para participar da atividade e entreguem para ele a caixa de sapatos.
- Apresentem para os alunos
a caixa de sapatos com tampa e falem que ela representará o lugar e o tempo das
nossas ocupações.
- Agora, peçam para que abra
a caixa. Nela, ele vai encontrar apenas uma figura de relógio colada na parte
de dentro da tampa.
- Falem: O nosso tempo está
muito cheio de tarefas de mais diversas formas. Chegamos até a dizer que o
tempo está curto e deixamos de realizar algumas atividades.
- Vejamos o que a Bíblia diz:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do
céu”(Eclesiastes 3:1).
- Falem: Mas, a caixa está
vazia!
Então peçam para que o aluno
preencha a caixa das ocupações.
- Orientem o aluno para
colocar dentro da caixa as figuras que podem representar as tarefas que realiza
durante a semana.
- Depois disto, separem
junto com o aluno as tarefas que tomam mais tempo daquelas destinadas ao
descanso, família, lazer, devocional, cultos.
- Deixem dentro da caixa,
onde há mais espaço, aquelas que demandam mais tempo.
- Fechem a caixa e falem:
Agora vamos colar na tampa (na parte de fora) as figuras que representam as
atividades que demandam menos tempo.
- Perguntem: Por que estas
atividades foram colocadas e coladas em cima da tampa?
Algumas explicações:
. Porque não devemos
esquecer, devem estar visíveis e “fixadas na nossa mente”.
. Porque é um espaço menor,
representando menos tempo, mas não são menos importantes.
. Porque deve ser entendido
como algo que não deve faltar, pois pode acarretar danos espirituais e físicos.
- Caso o aluno não tenha
escolhido figuras que representem tempo para o descanso ou lazer, orientem-no
para repensar e tomar iniciativa de promover momentos para os fins citados,
tendo em vista que isto promove seu bem estar físico, social e mental,
proporcionando-lhe saúde. Pois, conforme a OMS(Organização Mundial de Saúde),
saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não
simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”.
- Para concluir, falem
estudamos nesta aula, sobre um dia descanso – o sábado, para os judeus, exigido
por Deus. Notamos o cuidado divino com o seu povo. Nós também devemos buscar
momentos de lazer com família e de adoração ao Senhor no dia da semana que for
mais conveniente.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário