Jovens – Eu Creio - Revelando ao mundo suas
Convicções Cristãs
Lição 07: Eu creio no criacionismo
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Eu creio no criacionismo.
-
Agora, utilizem o método da Divisão em grupos, para iniciar o estudo do tema.
Quer
saber como utilizar melhor este método? Leiam o texto “Método de Divisão em grupos na EBD”, que vocês encontram no
marcador “Texto Pedagógico” deste blog.
.
Dividam a turma em 02 grupos.
O
grupo 01 vai apresentar as ideias sobre o criacionismo.
O
grupo 02 vai apresentar as ideias sobre o evolucionismo.
.
Para esta atividade, forneçam para os alunos os 02 textos, que vocês encontram
no final desta postagem:
Criação
e Evolução: quem está com a razão?
Criacionismo
X Evolucionismo
.
Orientem os grupos, para que em 30 minutos, leiam os textos e procurem de forma
resumida apresentar os argumentos sobre o Criacionismo e do Evolucionismo.
Eles
podem apresentar a atividade, colocando os pontos principais numa cartolina.
Para tanto, forneçam 01 folha de cartolina e 01 pincel atômico para cada grupo.
.
Durante a atividade, passem nos 02 grupos para observar como está o andamento
do trabalho como também orientar, corrigir, sugerir caso necessário. Não deixem
os alunos sem observação, pois é comum haver desperdício de tempo com
conversas.
.
No momento da apresentação, observem o que está sendo falado pelos grupos.
Acrescente e corrijam alguma informação se necessário. Enfatizem que o
evolucionismo não tem base Bíblica e leiam Gn 1.1.
-
Depois, apresentem o conteúdo da lição, procurando sempre a participação dos
alunos.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Fui
Criado por Deus”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fui criado por Deus
Objetivo:
Refletir sobre a perfeição da criatura humana, obra da criação de Deus.
Material:
½
folha de papel ofício
01
lápis grafite
Procedimento:
-
Escolham um aluno e peçam para que ele permaneça diante da turma.
-
Distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e 01 lápis grafite.
-
Peçam para que eles desenhem o colega, observando os detalhes, procurando ser o
mais fiel possível ao que estão vendo. Eles devem desenhar em 1 minuto.
-
Depois, recolham os desenhos e fixem no quadro.
-
Observem os desenhos e deixem que os alunos analisem o resultado.
Alguém
conseguiu no desenho se aproximar da realidade, isto é, reproduzir o colega?
Por quê?
Observem
as respostas.
Por
mais que haja na turma alguém que desenhe bem, sempre haverá diferenças e o
resultado não copia com exatidão os traços do colega.
Percebemos
como é difícil desenhar, imaginem fazer o primeiro ser humano!
-
Agora, falem: Olhem para seus colegas. Observem as características dos colegas,
são diferentes mesmo tendo os mesmos membros, olhos, boca, nariz, orelhas etc.
-
Depois, enfatizem: Só Deus tem poder para criar com tanta perfeição e
diferentes características entre as pessoas. Nem mesmo os gêmeos univitelinos
são iguais. E as impressões digitais? Não há um ser humano que tenha impressão
digital igual ao de outra pessoa.
-
Perguntem: Afinal, somos produtos da criação de Deus ou da evolução?
Aguardem
as respostas.
-
Para concluir, peçam para que os alunos repitam: Fui criado por Deus!
Por
Sulamita Macedo.
Indicação de Leitura 1
Criação e Evolução: quem está com a razão?
Questiona-se muito o fato de o universo ter sido
criado por Deus. Muitos cientistas e professores apoiam a teoria do Big Bang e
da evolução das espécies. Como a teoria criacionista e a evolucionista se
opõem? Quem está com a razão?
Esse é um assunto vasto e polêmico, portanto não é
possível abordá-lo em detalhes aqui. Falo melhor sobre isso no livro ‘Criação x
evolução. Quem está com a razão?’. Mas vou tecer alguns comentários sobre o que
os criacionistas e os evolucionistas dizem a respeito do surgimento do
universo.
Os criacionistas, com base na revelação bíblica,
defendem que o universo, tudo que nele há e o ser humano foram criados por
Deus; que houve uma ação direta do Criador num tempo determinado para que tudo
viesse a existir. Para eles, Deus criou o homem, os animais, a fauna e a flora,
tudo conforme a sua espécie (Gênesis 1.11,12).
Já os evolucionistas — com base na teoria do Big
Bang, acreditam que o universo surgiu a partir de uma explosão atômica. Eles
dizem que a vida orgânica surgiu a partir da matéria inorgânica e que houve
mutações e transmutações genéticas que deram origem às espécies e formas de
vida mais complexas. Contudo, a matéria inanimada não pode gerar seres vivos,
nem o inorgânico produzir o orgânico. Essas são as bases da teoria da
biogênese.
Se a matéria inorgânica será sempre inorgânica e se
o inanimado não poderá jamais produzir o animado, a teoria evolucionista é
improvável à luz da ciência. Já o criacionismo é viável cientificamente, visto
que Deus, um Ser vivo, criou o homem e todos os seres vivos (Gênesis 1.26).
A despeito disso, os evolucionistas rejeitam a
revelação bíblica alegando que ela não é científica porque não os fatos
narrados em Gênesis não foram contados por um observador presente na criação, e
os eventos não são passíveis a testes pela ciência. Mas o fato é que a teoria
do Big Bang e da evolução das espécies, de Darwin, também não são fatos
científicos, uma vez que o Big Bang, que se presume ter ocorrido há bilhões de
anos, não foi testemunhado por ninguém e que os processos evolutivos não são
observáveis nem comprovados pela ciência. Tudo o que existe é especulação.
Além da teoria da biogênese, há três leis
científicas que dão respaldo à teoria criacionista: a 1ª e a 2ª Lei da
Termodinâmica, e a Lei de Causa e Efeito.
De acordo com a Primeira Lei da Termodinâmica, a
energia não pode ser criada nem destruída; a quantidade total de energia no
universo é sempre a mesma, podendo apresentar-se em formas diferentes.
A revelação bíblica não contraria em nada essa lei.
Em Gênesis, é dito que Deus criou todas as coisas completas e acabadas. Como
Criador, Ele estipulou a quantidade exata de energia no universo (Gênesis 1.31;
2.2). Em Eclesiastes (12.6,7), é dito que quando o homem morre, seu corpo
(matéria) se decompõe, voltando ao pó, e que seu espírito (energia), volta a
Deus que o deu.
A teoria evolucionista, porém, contradiz essa lei,
pois os evolucionistas afirmam que a energia está em expansão, em evolução — o
que também não pode ser comprovado pela ciência.
Além disso, de acordo com a Segunda Lei da
Termodinâmica, o universo caminha de níveis organizados para níveis cada vez
mais desorganizados.
Enquanto os evolucionistas dizem que o universo
caminha de níveis desorganizados para níveis cada vez mais organizados, indo de
encontro à Segunda Lei da Termodinâmica, os criacionistas concordam com essa
lei, pois na Bíblia é dito que a criação de Deus era completa e perfeita mas,
quando o pecado entrou no mundo, desorganizou todo o sistema. Toda a terra foi
afetada por causa da desobediência do homem (Gênesis 3.17,18).
Por último, segundo a Lei de Causa e Efeito, nenhum
efeito é quantitativamente maior e/ou qualitativamente superior à sua causa.
Os cientistas aceitam esse princípio. Contudo, a
teoria da evolução sustenta que a matéria inanimada é a causa primária do
universo e de vidas mais complexas do que ela. Cientificamente isso é
impossível! O efeito não pode ser superior à causa; logo, novamente os
evolucionistas batem de frente com o critério científico.
Já os criacionistas se coadunam com essa lei, pois,
na Bíblia, Deus é revelado como um Ser único, vivo, grandioso, onipotente,
onisciente, onipresente e eterno, que criou o universo e tudo o que nele há.
Logo, pelas Sagradas Escrituras, entendemos que Deus é a causa primária, e o
homem, o efeito.
SUGESTÕES
DE LEITURA: Gênesis 1—3; Eclesiastes 12.6,7; o livro ‘Criação x evolução. Quem
está com a razão?’, de Silas Malafaia, publicado pela Editora Central Gospel.
http://www.verdadegospel.com/criacao-e-evolucao-quem-esta-com-a-razao/
Indicação de Leitura 2
Criacionismo x Evolucionismo
Assim como o evolucionismo, o criacionismo é uma
teoria que tenta explicar a origem da vida e a evolução do homem. No entanto, é
importante ressaltar que a teoria criacionista segue uma linha de pensamento
distinta da teoria evolucionista.
O criacionismo se baseia na fé da criação divina,
como narrado na Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis na
qual Deus criou todas as coisas, inclusive o homem. Lembrando que diversas
culturas possuem sua versão própria do criacionismo, como é o caso da mitologia
grega, da mitologia chinesa, cristianismo entre outras.
O evolucionismo se baseia em pesquisas científicas,
que surgiram com o experimento científico de Oparin-Haldane. Eles acreditavam
que os gases existentes teriam formado as primeiras moléculas orgânicas e mais
tarde os primeiros seres vivos. A experiência de Staley Miller acabou
defendendo essa teoria, já que ele construiu um equipamento que imitava as
condições da Terra naquela época e obteve a presença de aminoácidos no líquido
formado.
Charles Darwin, com sua publicação “A origem das
espécies” (1859), afirmava que o homem era resultado de uma longa evolução que
começou com os hominídeos até o homo sapiens, o que corresponde as nossas
características atuais.
Darwin sugeriu que o homem e o macaco teriam um
mesmo ascendente em comum por conta das semelhanças biológicas, mas isso não
significa que homem é um descendente do macaco. Ele sugeriu que todos os seres
vivos tiveram um ancestral comum. Ele também desenvolveu a ideia da seleção
natural, na qual apenas os seres vivos mais adaptados ao ambiente imposto
poderiam sobreviver.
Quanto à questão da evolução, há uma série de
argumentos que diferenciam criacionistas e evolucionistas.
De acordo com a teoria criacionista:
- Deus criou o homem e os demais seres vivos já na
forma atual há menos de 10 mil anos;
- Os fósseis (inclusive de dinossauros) são animais
que não conseguiram embarcar na Arca de Noé a tempo de salvarem-se do dilúvio;
- Deus teria criado todos os seres vivos seguindo
um propósito e uma intenção;
- O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus
e, portanto, não descende de primatas;
- Não há como comprovar a hipótese evolutiva em
laboratório e, portanto, ela não é científica;
- Desde Darwin, vários aspectos de sua teoria já
foram revistos, o que prova sua inconsistência;
- A Segunda Lei da Termodinâmica demonstra que os
sistemas tendem naturalmente à entropia (desorganização);
- A perfeição dos seres vivos comprova a existência
de um Criador inteligente;
-
Mesmo admitindo a evolução, ela só poderia ser de origem divina por caminhar
sempre no sentido da maior complexidade e do aperfeiçoamento biológico;
- A origem da vida ainda não é explicada de modo
satisfatório pelos evolucionistas.
Já para a teoria evolucionista:
- O homem e os demais seres vivos são resultado de
uma lenta e gradual transformação que remonta há milhões de anos;
- Os fósseis e sua datação remota confirmam que a
extinção de espécies também faz parte do processo evolutivo;
- As transformações evolutivas são resultado de
mutações genéticas aleatórias expostas à seleção natural pelo ambiente;
- O homem não é descendente dos primatas atuais,
mas tem uma relação de parentesco. Ambos descendem de um ancestral comum já
extinto;
- Seres vivos com ciclo de vida mais curto
comprovam a evolução por seleção e adaptação, como no caso de populações de
bactérias resistentes a determinados antibióticos;
- Apenas detalhes científicos que ainda não estavam
claros no tempo em que Darwin viveu, como os avanços na área da Genética e da
Biologia Molecular, foram revistos. No essencial, a teoria é válida há 145
anos;
- A Segunda Lei da Termodinâmica não se aplica a
sistemas abertos, como os seres vivos;
- Os seres vivos são complexos, mas longe de serem
perfeitos. O apêndice humano é um exemplo de estrutura residual sem função;
- A evolução não caminha sempre para a maior
complexidade. Insetos atuais são mais simples que seus ancestrais já extintos.
Nem sempre a evolução significa melhoria, apenas maior adaptação ao meio
ambiente;
- Aspectos fundamentais envolvendo a origem da vida
ainda precisam ser mais bem esclarecidos, mas o método científico e
não-dogmático é o caminho mais adequado para atingir esses objetivos.
http://educacao.globo.com/biologia/assunto/origem-da-vida/criacionismo.html
0 comentários:
Postar um comentário