Jovens – Eu Creio - Revelando ao mundo suas
Convicções Cristãs
Lição 11: Eu creio no jejum e na oração
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Eu creio no jejum e na oração.
-
Em seguida, reflitam sobre a importância e o valor da oração na vida do
cristão.
-
Apresentem uma figura de uma pessoa armada.
Falem:
Esta figura nos mostra uma pessoa armada. Do ponto de vista terreno, parece que
está pronta para se defender.
Mas,
do ponto de vista espiritual, quais
devem ser as armas?
Leiam:
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para
destruição das fortalezas”(2 Coríntios 10:4).
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar que cremos na oração e no jejum - as armas do
Cristão.
-
Perguntem para os alunos:
O
que é oração? Deve ser espontânea ou repetitiva?
O
que é jejum? Para que serve?
Observem
as respostas dos alunos e depois acrescentem outras informações, corrigindo
algo se necessário.
-
Depois coloquem no quadro ou cartolina as seguintes frases:
Como
orar e jejuar?
Onde
orar?
Por
que orar e jejuar?
Quando
orar e jejuar?
Trabalhem
as respostas dessas perguntas, buscando sempre a participação dos alunos.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Caminhando
em Oração”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caminhando em Oração
Objetivos:
Enfatizar
que Deus escuta e responde as nossas orações.
Compartilhar
motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.
Material:
01
tapete
Rosas
Pedras
grandes e pequenas
Versículos
bíblicos sobre oração, jejum
Procedimento:
-
Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma:
tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
-
Falem: Já lemos na Bíblia que Daniel, passando por uma situação difícil, não desanimou, orou e jejuou e o Senhor lhe
atendeu, conforme lemos em Dn 10. 12:
“Então
me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu
coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas
palavras; e eu vim por causa das tuas palavras”.
-
Agora, expliquem o que cada objeto que está sobre o tapete representa:
Tapete:
caminho da vida cristã
Rosas:
bênçãos recebidas
Pedras:
as dificuldades que enfrentamos
Os
versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos
-
Em seguida, peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos
que representam o que ele está vivenciando, por exemplo:
Ele
pode pegar uma pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e
ainda escolher um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele
pode pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o
segundo a vitória já alcançada, através da oração e do jejum.
-
Para finalizar, façam uma oração de agradecimento pelos problemas já
solucionados e façam uma intercessão pelas dificuldades apresentadas, enfatizando
que eles(os alunos) também sejam tocados por Deus para que tenham ânimo diante
da luta, assim como Daniel foi tocado pelo anjo para que fosse recobrada suas
forças.
Observações:
-
Se sua classe funcionar dentro da Igreja e não houver outro espaço para
realizar a dinâmica com o material já descrito, sugiro que utilize figuras de
pedras e de rosas, coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos.
E mesmo sentados, passem a cesta e façam o mesmo procedimento já descrito.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Como sempre, dinâmicas muito proveitosas!
Dulci
Dulci, que bom tê-la aqui novamente. Muito obrigada por sua visita. Fico feliz ao saber que considera as sugestões proveitosas. Faça bom proveito!
Postar um comentário