Adultos: O Começo de Todas as coisas – Estudos
sobre o livro de Gênesis
Lição 04: A Queda da Raça Humana
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, iniciem o estudo da lição:
-
Apresentem o título da lição: A
Queda da Raça Humana.
-
Aproveitem e mostrem para alunos a possível localização do Jardim do Éden,
apresentando o mapa abaixo, conforme suas condições.
Depois,
falem, apontando para o mapa, que o pecado de Adão e Eva aconteceu no Jardim do
Éden.
Faço
sugestão de 02 dinâmicas sobre o tema, escolham uma delas para ilustrar o
assunto em estudo: “O Salário do Pecado”
ou “No Jardim do Éden”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, leiam o texto “A
Escolha”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Salário do Pecado
Objetivo:
Refletir sobre o pecado que originou
a morte física e espiritual.
Material:
02 alunos(01 aluno e uma
aluna)
01 cesta
Frutas variadas
01 cartolina preta
Procedimento:
- Peçam para que um aluno e
uma aluna se posicionem diante da turma e falem que o casal representará Adão e
Eva( se sua classe for formada por casais).
- Coloquem uma cesta com
vários tipos de fruta diante deles.
- Leiam Gn 2. 15 a 17:

- Falem: Lemos nestes
versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos
frutos do jardim.
Escolham 01 fruta e digam
que ela vai representar a árvore do conhecimento do bem e do mal.
- Falem: Mas, Adão e Eva
desobedeceram:
Leiam: “E viu a mulher que
aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável
para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido,
e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).
Neste momento, “Eva” deve
comer parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.
- Falem: Qual foi o pecado?
Certamente vão falar que foi
a desobediência.
- Entreguem a metade da cartolina
preta para o menino e a outra parte para a menina e falem que representa o
pecado.
- Depois, leiam: “Portanto,
como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também
a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).
- Peçam para que o casal
distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, simbolizando que
todos pecaram.
- Falem: Agora, temos um
problema sério – o pecado e a morte.
“Porque o salário do pecado
é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso
Senhor”(Rm 6.33).
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
No Jardim do Éden
Objetivo:
Refletir sobre o pecado e
suas consequências.
Material:
01 jarro
Papel
Caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam para os alunos a
seguinte história que me contaram. É lógico que não é verdadeira, mas nos traz
algumas reflexões:
“Conta-se que o anjo Gabriel
deu para Adão e Eva um jarro e disse-lhes:
- Enquanto vocês estiverem
com este jarro vocês serão muito felizes.
O casal guardou com cuidado
o presente do anjo. Mas... eles pecaram e foram expulsos do Paraíso.
Eva pegou o jarro e deu para
Adão levá-lo, que colocou sobre a cabeça. E ao sair do Paraíso tropeçou e o
jarro quebrou-se em muitas partes”.
Autor desconhecido.
- Agora, façam algumas
indagações:
1 - Neste contexto, o que
pode significar o “jarro”?
O jarro significa a comunhão
com Deus e a ausência de pecado.
2 - Que relação pode ter o
jarro quebrado com o pecado e a expulsão do Paraíso?
O jarro quebrado pode ser
comparado a quebra de comunhão com Deus, como consequência do pecado.
3 - Qual era o elemento que
promovia a felicidade do casal?
O jarro da história representava o cuidado do
casal com a felicidade – a comunhão com Deus.
4 - Por que era importante
guardá-lo com cuidado?
O jarro tinha que ser bem
cuidado e guardado, porque representava a comunhão com Deus.
5 - O que pode simbolizar
cada parte quebrada?
A soma das partes quebradas
simboliza a total descontinuidade de comunhão com Deus, pois o pecado traz como
consequência o distanciamento do homem com Deus, mas somente o oleiro pode
reconstruir o jarro, quando o homem aceita Jesus como seu salvador, restaurando
a vida espiritual.
- Depois dos questionamentos
e respostas, apresentem um jarro. Mostrem que está vazio.
- Perguntem:
O que podemos colocar dentro
deste jarro como partes representantes da nossa felicidade em comunhão com
Deus?
O que preenche o homem
interior?
Que ações podemos ter para
não sofrer as consequências do pecado?
Distribuam papel para os
alunos escreverem e em seguida solicitem que coloquem dentro do jarro.
- Depois retirem cada papel
e leiam para a turma. Reflitam e analisem o que foi apontado pelos alunos.
- Para concluir leiam:
“Porque o salário do pecado
é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso
Senhor”(Rm 6.33).
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
A
Escolha
Eu
acompanhei o momento em que uma jovem mãe tentava induzir seu filho de dois
anos de idade a fazer uma escolha. “Você pode comer peixe ou frango”, ela lhe
disse. Ela limitou as opções, pois a criança era muito pequena para compreender
além disso.
As
escolhas com frequência permitem diversas opções e devem dar espaço para que o
indivíduo rejeite algumas alternativas.
Adão
e Eva estavam no melhor ambiente possível. Deus dera liberdade para que
comessem de todas as árvores no Éden. Ele estabeleceu limites ao redor de uma
árvore apenas! Eles tinham uma escolha e não era necessária muita sagacidade
para escolher sabiamente. Mas a opção deles foi trágica.
Alguns
culpam Deus pelo que consideram Suas restrições e podem até acusá-lo de tentar
controlar suas vidas. Mas Deus nos dá uma escolha, assim como a deu a Adão e
Eva.
Sim,
Deus estabelece limites, para nos proteger. Davi compreendeu isto. Ele escreveu:
“Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos... Compreendo
mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. De todo
mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra”(Salmo 119.98 e 101).
Deus
se importa tanto conosco que nos dá limites para que escolhamos corretamente.
CPH
Fonte: Nosso Andar Diário
0 comentários:
Postar um comentário