Jovens: Estabelecendo relacionamentos saudáveis –
Vivendo e aprendendo a viver
Lição 03: Relacionamento no ambiente de trabalho
Professoras
e professores, observem estas orientações:

- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Relacionamento no ambiente de trabalho.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Teia
dos Relacionamentos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Teia dos Relacionamentos
Objetivo:
Refletir sobre a importância de relacionamentos saudáveis.
Material:
01
novelo de lã ou cordão.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Entreguem o novelo de lã ou cordão para um aluno, solicitem que ele pegue a
ponta do cordão, enrole no dedo e jogue para qualquer pessoa do círculo. O que
pegou o novelo, segura o cordão e joga para outro colega até que o último aluno
participe.
-
Orientem que antes de jogar o novelo para outro colega, cada pessoa deverá
falar uma frase sobre amizade, relacionamento.
-
Então, falem: Vocês estão vendo uma teia, formada por fios lançados por vocês
para outros colegas, podendo significar os nossos relacionamentos.
-
Perguntem: Para que serve uma teia de aranha?
Espera-se
que os alunos falem que a aranha tece a teia para servir de armadilha para
pequenos insetos e depois devorá-los.
-
Perguntem:
O
que isto pode representar sobre os relacionamentos?
Cair
na teia e ser devorado pelo inimigo?
Aguardem
as respostas.
Enfatizem
que devemos ficar vigilantes para não cair em alguma teia que nos leve a ter atitudes
erradas
-
Depois solicitem que os alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios.
Certamente, não conseguirão devido a escassez de tempo, mas a tarefa é
possível.
-
O que isto pode representar?
Ficar
embaraçado com atitudes geradoras de conflito, que provocam dificuldade nos
relacionamentos.
Ideia
original da formação de uma teia em dinâmica desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário