Jovens: Estabelecendo relacionamentos saudáveis –
Vivendo e aprendendo a viver
Lição 02: Relacionamento em Família
Professoras
e professores, observem estas orientações:

- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Relacionamento em Família.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Convivência
em Revisão”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Convivência em Revisão!
Objetivo:
Analisar
nossas ações no âmbito familiar.
Refletir
sobre os relacionamentos entre pais x filhos e filhos x pais.
Material:
01
caixa
01
tesoura
01
prego
01
lixa
01
chave
01
cotonete
Procedimento:
-
Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados,
dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um
deles, perguntando para que servem. Por exemplo:
Tesoura:
cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego:
Fixar, unir.
Lixa:
Retirar as asperezas, os excessos.
Chave:
Abrir ou fechar.
Cotonete:
Limpar ouvido.
-
Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para
que o relacionamento na família seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura:
Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas
mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa:
Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave:
Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas
promotoras de desavenças.
Cotonete:
Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
-
Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios
causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente
de boa convivência, respeitando uns aos outros e honrando pai e mãe.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão por Sulamita Macedo.
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