Juvenis -
Currículo do Ano 1: Bons Conselhos
Lição 04: Não caia na preguiça e na maldade
Professoras
e professores, observem estas orientações:

- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Não
caia na preguiça e na maldade.
-
Depois, perguntem:
Que horas eles se acordam?
Acordam sozinhos?
Usam o despertador?(mostrem um despertador, façam
ele funcionar)
Alguém fica chamando muitas vezes?
Que atividades fazem durante o dia, além de ir para
a escola?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou
cartolina, de forma objetiva.
- Agora, utilizem a dinâmica “Bicho Preguiça”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir aula, pequem novamente o
despertador e falem: Que esta aula tenha sido um despertador para vocês, quanto
a importância do tempo para dormir e também para realizar as outras tarefas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Bicho Preguiça
Objetivo: Refletir sobre a preguiça e o trabalho através do
comportamento do bicho preguiça e da formiga.
Material:
Figura do bicho preguiça
Figura de formigas
Versículo digitado e colado em cartolina colorida:
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv
6.6).
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Perguntem: Que tipo de animal você acha que
parece com você? Por quê?
Orientem que “parecer” não quer dizer que é igual,
ou que apenas tenha algumas características físicas semelhantes, mas também
leva em consideração atitudes e comportamento do animal.
Aguarde um pouco de tempo(3 minutos)
- Agora, peçam que cada aluno fale o nome do animal
e a razão desta escolha.
- Depois que todos tiverem falado, façam um breve
resumo do que você ouviu, dizendo: Observamos aqui que vocês apresentaram
características positivas ou negativas do animal que você acha que parece com
você.
- Agora, apresentem a figura de uma preguiça e
peçam para que os alunos falem sobre o que eles conhecem sobre este bicho.
- Em seguida, falem: A lição de hoje vai tratar
sobre a preguiça(não o animal), mas a falta de coragem para realizar as
tarefas, dormir demais etc que muitas pessoas possuem.
Daí, a razão por que o bicho preguiça nos traz
alguns ensinamentos sobre a preguiça que o ser humano pode apresentar.
- Depois, mostrem a figura de várias formigas.
- Perguntem: Vocês já observaram o comportamento
das formigas?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem
que elas estão sempre em atividade, trabalhando.
- Perguntem: Vocês sabem o que a Bíblia fala sobre
a formiga?
Depois, apresentem o versículo digitado e colado em
cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus
caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Peçam para que os alunos leiam em conjunto, depois
só as meninas, só os meninos e em seguida novamente juntos.
- Agora, trabalhem os pontos levantados sobre o
tema, contidos na lição.
Vejam na orientação pedagógica como iniciar a aula,
antes da realização da dinâmica e do estudo do tema. Vocês vão precisar de um
despertador.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário