RSS

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Adolescentes – Currículo do Ano 2: História da Igreja para Adolescentes
Lição 08: A Reforma Protestante
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Reforma Protestante.
 - Trabalhem os pontos sobre o tema através da dinâmica “A Reforma Protestante”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. 
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Reforma Protestante
Objetivo: Estudar sobre a Reforma Protestante.
Material:
Um cofre pequeno ou uma caixa
Dinheiro
Martelo, prego
Bíblia
Romanos, capítulo 1, verso 17: "O justo viverá por fé"!!!
Papel com o nome “Indulgências”
Uma folha comprida com a expressão “95 teses”
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem numa mesa ou no piso(no centro do círculo) os seguintes objetos:
Um cofre pequeno ou uma caixa
Dinheiro
Martelo, prego
Bíblia
O versículo "O justo viverá por fé"(Rm 1.17)
Papel com nome “Indulgências”
Uma folha com nome “95 teses”
- Falem: Observem estes objetos e falem o que cada um deles faz lembrar de algo sobre a Reforma Protestante.
Neste momento, fiquem atentos, pois os alunos vão falar sobre o que se lembram da história da Reforma Protestante.
À medida que eles falam é importante que vocês acrescentem outras informações sobre o tema.
Vejam abaixo o que os objetos podem indicar sobre a Reforma Protestante:
Um cofre pequeno ou uma caixa: A Igreja católica estava ficando rica por juntar altas somas em dinheiro e terras gastos com luxo
Dinheiro: Compra e venda de indulgências
Martelo, prego: Lutero pregou na porta da catedral de Wittenberg as 95 teses
Bíblia: Livro no qual Lutero leu e compreendeu o quanto a igreja católica estava distante de suas verdades e ensinos.
 "O justo viverá por fé"(Rm 1.17): Através da leitura e compreensão deste versículo, houve uma mudança na vida de Lutero e por consequência ocasionou a Reforma Protestante.
Papel com nome “Indulgências”: Compra e venda de perdão de pecados
Uma folha com nome “95 teses”: Lutero pregou na porta da catedral de Wittenberg, que criticava vários pontos da doutrina e práticas católicas.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: