Lição
10: O cura do paralítico de Cafarnaum
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O
cura do paralítico de Cafarnaum.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Os Amigos”, com o objetivo de contextualizar o tema da amizade através do
exemplo dos 04 amigos do paralítico de Cafarnaum.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Os Amigos
Objetivos:
Contextualizar
o tema da amizade através do exemplo dos 04 amigos do paralítico de Cafarnaum.
Refletir
sobre os laços de amizades e as consequências positivas e negativas dos
relacionamentos com os amigos.
Material:
01
desenho de um tronco de uma árvore
Desenho
de uma folha de uma árvore para cada aluno
01
rolo de fita adesiva
01
tubo de cola
Desenho
de fruto para cada aluno
01
cesta
Procedimento:
-
Apresentem um desenho de um tronco de uma árvore.
-
Falem que vocês precisam montar uma árvore dos amigos. O que está faltando?
Aguardem
as respostas. Certamente, vão dizer que faltam as folhas, os frutos, os nomes
dos amigos.
-
Então, entreguem o desenho de uma folha de uma árvore para cada aluno e
solicitem que escrevam o nome deles.
-
Depois, cada um deve colar estas folhas formando a copa da árvore.
-
Agora, falem: Agora, sim nossa árvore da amizade está quase pronta. Faltam os
frutos!
-
Então entreguem o desenho de fruta para cada aluno e peçam para que escrevam
nele os resultados de suas amizades.
-
Agora, recolham os frutos utilizando a cesta, leiam o que foi escrito e depois
colem os frutos na árvore. Pode haver frutos bons e ruins. Aproveitem e
trabalhem cada ponto levantando.
-
Para concluir, falem sobre a amizade e o cuidado dos 04 amigos do paralítico de
Cafarnaum e depois leiam Pv 17.17 “Em todo tempo ama o amigo e na angústia
nasce o irmão”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário