Lição
09: A maravilhosa cura divina
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A maravilhosa cura divina.
- Depois, apliquem a
dinâmica “A Origem
das doenças”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Origem das doenças
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a origem das doenças do ponto de vista bíblico.
Material:
½
folha de papel ofício para cada aluno
01
caneta para cada aluno
Desenho
de várias figuras geométricas
Procedimento:
-
Antes da aula: Desenhar uma figura geométrica em cada ½ folha de papel ofício,
como: triângulo, quadrado, circulo, retângulo, losango, trapézio. Cada folha
deverá ter apenas uma figura. Vejam nesta figura, nomes e as figuras
geométricas.
-
Distribuam a ½ folha de papel ofício com uma figura desenhada para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos andem pela sala e cumprimentem os colegas e copiem na
sua folha o desenho que o colega tem. O outro colega também deve fazer o mesmo
procedimento.
-
Orientem para que os alunos cumprimentem o máximo de colegas que puder.
-
Falem: Olhem para seus papéis e observem o que aconteceu. Todos possuem as
marcas uns dos outros, isto é, houve uma mistura de figuras. Este é um exemplo
figurativo de algo que se espalhou, assim também o pecado.
-
Leiam Romanos 5. 12 “Pelo que, como um homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que
todos pecaram”.
-
Falem: O pecado cometido por Adão e Eva alcança também todas as pessoas e traz
consequências negativas, como a separação do homem de Deus, a degeneração do
corpo, as doenças etc.
-
Falem: É sobre isto que vamos estudar na aula de hoje, enfatizando que Deus
continua curando enfermidades.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário