Jovens:
Rumo à Terra Prometida - A Peregrinação do Povo de Deus no Deserto no Livro de
Números
Lição
07: Os Perigos do deserto
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Os Perigos do deserto.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica
“Prova de fogo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Prova de fogo
Objetivo:
Refletir e reconhecer que nas dificuldades Jesus está conosco.
Material:
01 caixa de palitos de fósforos(tipo longo).
Procedimento:
–
Leiam Daniel 3. 12, 15, 17, 19, 20, 21, 24, 25, 27.
–
Solicitem que os alunos acompanhem em suas Bíblias a leitura citada.
–
Falem: Lemos o relato sobre 03 jovens judeus que foram jogados na fornalha, mas
neste momento de extrema dificuldade tiveram a companhia do 4º. Homem(Deus),
que estava com eles, guardando-os na fornalha e não da fornalha.
Há
momentos que também nos sentimos como se estivéssemos na fornalha, Jesus não
nos prometeu ausência de problemas, mas que estaria conosco, conforme lemos em
João 16.33 e Mateus 28.20b.
–
Solicitem agora para que alguns alunos falem sobre uma situação difícil, que
eles sentiram como se estivessem na fornalha. Para tanto, peçam para que os
alunos risquem o fósforo e, enquanto a chama estiver acesa, contem qual foi o
problema e a solução e como se sentiu amparado por Jesus. Caso a chama se
apague antes do aluno terminar o relato, deixe que ele conclua.
Dessa
forma, isto é, com o fósforo aceso, o aluno deverá ter mais objetividade no
relato e o fogo se apresenta como um símbolo de ter estado na fornalha da
aflição.
–
Ao término de cada relato, leiam Isaías 48.10b “…Provei-te na fornalha da
aflição”.
–
Para concluir, façam uma oração pelos alunos que estão passando por problemas,
isto é, estão na fornalha da aflição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário