RSS

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Quem é Deus   
Lição 07: Quem Responde Orações
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Falem: Nesta lição vamos estudar sobre Deus – aquele que responde as orações.
– Peçam para que os alunos relatem resposta de oração deles mesmos ou de alguém da família.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Quando vocês estiverem trabalhando sobre a oração que Jesus ensinou aos seus discípulos, utilizem a dinâmica “Ensinando a Orar”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Ensinando a Orar
Objetivo: Explicar cada parte da Oração do Pai Nosso.
Material:
Oração que Jesus ensinou “O Pai Nosso”, dividido por versículo, isto é, cada versículo em uma folha com letras grandes.
 Procedimento:
– Falem: Jesus ensinou aos discípulos a orar com o exemplo da oração do Pai Nosso.
– Perguntem: Quem sabe a oração do Pai Nosso?
– Que tal fazermos esta oração, agora?
Então, deixem que os alunos repitam esta oração sem ler.
– Depois perguntem: Vocês entendem o que quer dizer cada parte desta oração?
– Falem: Muitas pessoas repetem esta oração de forma mecânica sem entender o significado de cada parte.
– Vamos agora, estudar sobre esta oração ensinada por Jesus que encontramos em Mt 6. 9 a 13:
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.
– Depois, entreguem para 5 alunos um versículo que compõe a Oração do Pai Nosso.
O aluno que está com o versículo inicial ler e depois coloca no quadro para e vocês começam a explicar cada parte. Isto deve acontecer o último versículo.
– Falem: Jesus não falou para que a repetíssemos como a maioria faz, mas deu um exemplo de como orar.
– Leiam Mt 6. 7a: “E, orando, não useis de vãs repetições…”
– Falem: Agora, vocês já sabem como orar!
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: