RSS

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

                                              Dinâmica sobre o rei Joás

Dinâmica: Frutificando até o fim  

Objetivos:

Contextualizar o tema das 02 fases da vida do rei Joás com a vida dos alunos.

Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual e moral.

Enfatizar a fidelidade a Deus e a Sua Palavra.

Material:

½ folha de papel ofício para cada aluno

01 caneta

Procedimento:

- Falem: Estudamos sobre as 02 fases da vida do rei Joás. Ele teve boas sementes plantadas em seu coração que tiveram crescimento quando observou as orientações do sacerdote Joiada.

Porém, depois da morte de Joiada, Joás deu atenção aos apelos de outros que semearam ideias que levaram o rei a cometer atos não aprovados por Deus, abandonando os mandamentos divinos.

- Depois desta fala introdutória, afirme:  Assim também acontece na vida cristã; daí a importância das boas sementes no solo do nosso coração.

- Em seguida, distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.

- Orientem para que eles desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com raízes à mostra(do lado direito).

– Agora, solicitem que eles façam o seguinte:

Ao lado das raízes, o aluno deverá escrever em que ou quem está alicerçado. Está firmado em Deus ou sua fé está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte quer derrubá-la?

No solo, deverá escrever qual o tipo de solo em que a semente e a árvore estão plantadas. Também como este solo tem sido tratado para que sua vida espiritual frutifique.

Na copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore espiritual. Como tem se apresentado em todas as estações de sua vida?

– Depois, falem:

Temos plantado boas sementes em solos bem-preparados, receptivos a Palavra de Deus?

É tempo de buscar o Senhor com sincero arrependimento, semear pensamentos e atitudes certas e continuar crescendo espiritualmente.

– Para finalizar, leiam:

 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”(Salmo 1. 1 a 3).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: