RSS

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Jovens: Vigilância, Justiça e o Culto a Deus - Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores.

Lição 07: Miqueias: Deus quer Obediência de Coração

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Miqueias, o sexto de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Miqueias: Deus quer Obediência de Coração.

Utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Apresentem um mapa do reino dividido para mostrar que o profeta Miqueias profetizou para os dois reinos.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

- Para finalizar, apliquem a dinâmica "Adoração com sinceridade", para contextualizar o tema.

 Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco e mapa;

- Participação dos alunos na aula;

- Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;

- Método de Perguntas e Respostas;

- Aplicação de 01 dinâmica para conclusão e contextualização do tema.

 

Dinâmica: Adoração com sinceridade

Objetivos:

Contextualizar o tema da adoração de forma sincera, como advertiu o profeta Miqueias.

Refletir sobre a vivência de um cristianismo autêntico.

Material:

Bíblia – Salmo 9

Quadro ou cartolina

Pincel atômico ou marcador para quadro branco.

Procedimento:

- Falem: Estudamos que o profeta Miqueias falava contra o cumprimento do rito religioso de forma mecânica, sem amar e obedecer a Deus.

- Em seguida, solicitem aos alunos que abram a Bíblia no Salmo 9.

- Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e sua atitude no momento de adoração, como:

Abrir seu coração (V1)

Lembrar do que Deus fez (V2)

Alegrar-se e louvar (V2)

Reconhecer que Deus nos defende (V 3 a 5)

Confiar que temos refúgio em Deus (V9)

Expressar confiança no Senhor (V 11)

Pedir misericórdia a Deus (V 13)

Regozijar-se na providência divina (V 14,16).

- Agora, perguntem: E nós, que expressões poderíamos também falar para adorar a Deus?

- Em seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor a Deus, com ajuda dos alunos. Utilizem o quadro ou cartolina para que todos os alunos vejam as expressões que estão sendo escritas para a composição do Salmo.

- Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.

- Se possível, na aula seguinte, distribuam o salmo elaborado para cada aluno.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: