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segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel

Lição 09: O Reinado de Joás

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

- Apresentem o título da lição: O Reinado de Joás, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador de quadro branco.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Durante a semana, através do grupo de WhatsApp da turma, proponham aos alunos para realizar uma pesquisa sobre a vida do rei Joás e outros personagens que contribuíram para sua história de vida.

Agora, no momento da aula, peçam para que os alunos falem sobre o que pesquisaram. Orientem para que as informações não se repitam.

Utilizem um mapa para mostrar que Joás reinou em Judá(Reino do Sul) e qual o teor de sua mensagem.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Frutificando até o fim”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e material da dinâmica;

- Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição; mas vocês podem escrever outras informações;

- Participação dos alunos na aula;

- Pesquisa antecipada sobre a biografia do rei Joás;

- Aplicação de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.

 

Dinâmica: Frutificando até o fim

Objetivos:

Contextualizar o tema das 02 fases da vida do rei Joás com a vida dos alunos.

Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual e moral.

Enfatizar a fidelidade a Deus e a Sua Palavra.

Material:

½ folha de papel ofício para cada aluno

01 caneta

Procedimento:

- Falem: Estudamos sobre as 02 fases da vida do rei Joás. Ele teve boas sementes plantadas em seu coração que tiveram crescimento quando observou as orientações do sacerdote Joiada.

Porém, depois da morte de Joiada, Joás deu atenção aos apelos de outros que semearam ideias que levaram o rei a cometer atos não aprovados por Deus, abandonando os mandamentos divinos.

- Depois desta fala introdutória, afirme:  Assim também acontece na vida cristã; daí a importância das boas sementes no solo do nosso coração.

- Em seguida, distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.

- Orientem para que eles desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com raízes à mostra(do lado direito).

– Agora, solicitem que eles façam o seguinte:

Ao lado das raízes, o aluno deverá escrever em que ou quem está alicerçado. Está firmado em Deus ou sua fé está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte quer derrubá-la?

No solo, deverá escrever qual o tipo de solo em que a semente e a árvore estão plantadas. Também como este solo tem sido tratado para que sua vida espiritual frutifique.

Na copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore espiritual. Como tem se apresentado em todas as estações de sua vida?

– Depois, falem:

Temos plantado boas sementes em solos bem-preparados, receptivos a Palavra de Deus?

É tempo de buscar o Senhor com sincero arrependimento, semear pensamentos e atitudes certas e continuar crescendo espiritualmente.

– Para finalizar, leiam:

 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”(Salmo 1. 1 a 3).

Por Sulamita Macedo.

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