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terça-feira, 17 de agosto de 2021

Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel

Lição 08: Naamã É Curado da Lepra

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

- Apresentem o título da lição: Naamã é Curado da Lepra, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Apontem para o quadro e sublinhem o nome Naamã e proponham uma contação de história sobre Naamã, solicitando ajuda dos alunos.

Ao fazer os alunos lembrarem do que sabem sobre Naamã, está sendo utilizado o Conhecimento prévio, isto é, conhecer o que os alunos já sabem.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Passos para a vitória!”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco;

- Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição e sublinhar o nome Naamã;

- Participação dos alunos na aula;

- Contação de história com conhecimento prévio;

- Aplicação de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.

 

Dinâmica: Passos para a vitória

Objetivo:

Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos.

Material:

Figuras do contorno de pés humanos(ver quantidade no procedimento)

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

01 pincel atômico

Procedimento:

- Falem: acabamos de estudar sobre o personagem Naamã, a atuação do profeta Eliseu e intervenção de Deus dando-lhe cura.

- Perguntem aos alunos: O que pode representar os 07 mergulhos de Naamã no rio Jordão?

Aguardem as respostas dos alunos.

Certamente, vão girar em torno de: coragem, dependência, fé, obediência, humildade, perseverança, esperança, gratidão, cura etc.

Escrevam as respostas num quadro.

- Falem: O que vocês apontaram nos mostra que Naamã recebeu sua cura sobre a doença da lepra, porque obedeceu a forma de Deus agir.

- Falem: Para a nossa vitória diante das lutas que enfrentamos é necessário mergulhar diante de Deus.

Para isso, precisamos dar vários passos nesta direção.

- Apresentem as figuras do contorno de vários pés humanos.

- Perguntem: quais devem ser os passos que precisam ser dados para alcançar a vitória?

Aguardem as respostas.

Podem ser citadas: fé, comunhão com Deus, obediência a Deus, oração, jejum, perseverança etc.

Escrevam cada palavra em 01 figura do pé, utilizando pincel atômico.

A quantidade de figuras dos pés vai depender do número de palavras citadas.

Coloquem estes pés com os nomes escritos no piso formando um caminho.

- Peçam para que os alunos observem o caminho formado e reflitam sobre o que precisar ser feito ou continuar perseverando no propósito antes firmado.

Agora, para representar a atitude dos alunos, peçam para que um aluno passe pelo caminho.

Para concluir, leiam:

“... Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”(Isaías 30:21b).

Por Sulamita Macedo.

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