RSS

domingo, 19 de setembro de 2021

Adolescentes - Adolescentes da Bíblia

Lição 13: O jovem pastor

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O Jovem Pastor, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um rapaz por nome Timóteo.

- Durante a semana, solicitem para que apenas 02 alunos pesquisem sobre Timóteo.

Neste momento da aula, peçam para que eles apresentem para a turma, o que pesquisaram.

- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, apliquem a dinâmica “Quem é você?”, que possibilitará a oportunidade de conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia de quem é o jovem Timóteo.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição e o nome da personagem Timóteo; mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica;

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e nome do personagem;

- Metodologia Ativa de Aprendizagem: Pesquisa sobre Timóteo durante a semana e apresentar no momento da aula

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para contextualizar o tema e finalizar a aula.

 

Dinâmica: Quem é você?

Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando o estudo sobre o jovem Timóteo.

Material:

01 folha de papel ofício para cada aluno

Vários lápis coloridos

Adesivos variados

Procedimento:

– Estudamos sobre quem é Timóteo e sua chamada, mas agora que tal conhecer quem é você?

– Orientem para que cada aluno escreva ou desenhe quem ele é. Por exemplo:

Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele

Idade

Apelido

Onde estuda e que ano faz

O que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.

O que deseja fazer no futuro

Quais atividades participa na Igreja

Telefone, e-mail,  Instagram

Um acontecimento importante

O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.

- Depois, os alunos devem socializar com os colegas o que colocaram no papel.

- Os professores devem recolher todas as folhas que os alunos preencheram, guardá-las para alguma consulta posterior.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: