RSS

domingo, 19 de setembro de 2021

Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?  

Lição 13: Deus em primeiro lugar

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Deus em Primeiro Lugar, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Prioridades”.

- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;

Material para realização da dinâmica;

- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a demonstração da dinâmica;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.

 

Dinâmica: Prioridades

Objetivos:

Ilustrar a importância das prioridades na vida cristã.

Refletir sobre as prioridades na vida pessoal.

Material:

- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.

- Aproximadamente ½ kg de arroz cru, a quantidade depende do tamanho do vaso.

- 04 bombons tipo Serenata de Amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).

Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.

Procedimento:

Situação 01:

- Apresentem 01 vaso transparente e coloquem dentro os bombons, que por serem grandes, representam aquilo que é prioridade.

- Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro). Lembrem-se que a quantidade já deve ter sido testada por você em casa.

Aguardem as respostas. Certamente vão variar, mas a normalmente as pessoas optam pelo não.

- Então, coloquem, com cuidado, o arroz até a borda do vaso.

- Agora falem: Esta parte de arroz representa as coisas menos importantes, por se tratar de vários elementos pequenos.

Situação 02:

- Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz no vaso(a mesma quantidade da situação 01) e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.

O que aconteceu?

Por que os bombons não cabem totalmente no vaso?

Os vasos são iguais, a quantidade de arroz e de bombons foi igual a situação anterior. O que modificou?

Observem as respostas.

- Depois, falem:

Na situação 02 temos: O arroz que foi colocado em primeiro lugar representa as coisas que demandam mais tempo, mais atenção,  ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.

Na situação 01 temos: Os bombons em primeiro lugar representando as prioridades e o restante de espaço cabem todas as outras coisas(o arroz).

- Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na vida cristã, o serviço para o mestre, o compromisso com o Reino de Deus.

- Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas.

 O que temos como prioridade?

Estamos acomodados, indiferentes, apresentando desculpas e invertendo prioridades?

- Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

- Concluam, afirmando que Deus estava requerendo do povo através do profeta Ageu, a prioridade com sua obra, isto é, a reconstrução do templo.

Leiam: Ag 1. 2 a 6. Depois, reflitam sobre o que aconteceu com o povo quando deram prioridade aos seus negócios em detrimento da obra de Deus.

Ideia original desconhecida.

Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

0 comentários: