RSS

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Adultos - Os Ataques Contra a Igreja de Cristo - As Sutilezas de Satanás nestes Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo

Lição 11: A Sutileza das Mídias Sociais

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Sutileza das Mídias Sociais. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Apenas Um Clique!”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: Apenas Um Clique!

Objetivo:

Enfatizar a importância do uso adequado e prudente das mídias sociais.

Material:

½ de uma cartolina de cor verde e vermelha

02 pincéis atômicos

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo. O professor também deve fazer parte do círculo.

- Aproveitem este momento e falem sobre a facilidade de acesso com tantas possibilidades.

- Agora, apresentem para os alunos 02 cartolinas, uma de cor verde e outra vermelha, contendo duas perguntas:

Na verde: Quais os pontos positivos da Internet?

Na vermelha: Quais os pontos negativos da Internet?

Entreguem a folha verde(dos pontos positivos) para um aluno que está a sua direita e falem:

Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado direito.

Entreguem a folha vermelha(dos pontos negativos) para um aluno que está a sua esquerda e falem:

Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado esquerdo.

Fiquem observando a atividade e orientem os alunos para que tenham pressa e cuidado ao responder.

- Após a conclusão desta parte, leiam para os alunos os pontos positivos e negativos da Internet, reflitam com eles sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.

Reflitam sobre as cores utilizadas – verde e vermelha em relação aos pontos negativos e positivos. A cor verde significa algo positivo, bom e que pode ter livre acesso, mas a cor vermelha nos remete a cuidado, proibição.

- Reflitam ainda sobre o conteúdo do que eles acessam, partindo do princípio dos benefícios e malefícios para a formação do caráter do adolescente.

Deixem claro a importância da Internet e a necessidade de sua utilização, mas enfatizem que deve haver cuidado por parte de quem utiliza.

Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.

- Lembrem-se de que o que separa você dos conteúdos bons ou ruins da internet é apenas um clique, um toque, que depende de sua vontade e autocontrole.

- Para concluir, leiam:

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”(Salmo 1:1-2).

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”(I Co 15.33).

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...” (Cl 2.8).

“Não porei coisa má diante dos meus olhos” (Salmos 101:3).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: