RSS

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade

Lição 01: Um novo caráter: A lei do reino de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Um novo caráter: A lei do reino de Deus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes, como por exemlo

Quando vocês falarem sobre as bem-aventuranças, apliquem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Caixa da Felicidade

Objetivos:

Estudar sobre as Bem-aventuranças.

Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.

Material:

- 01 caixa de sapato com tampa

- Digitar estas 10 expressões(o papel deve ser do tamanho da caixa)

Caixa da Felicidade

OS BEM AVENTURADOS

Bem-aventurado os pobres de espírito

Bem-aventurado os que choram

Bem-aventurado os humildes

Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus

Bem-aventurado os misericordiosos

Bem-aventurado os puros de coração

Bem-aventurado os pacificadores

Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.

- Papéis ofício branco ou colorido

- 01 coleção de lápis hidrocor

- 01 tubo de cola

- 01 tesoura

- 01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

Dias antes da aula:

- Colar o nome Caixa da Felicidade na tampa da caixa(parte externa)

- Colocar dentro da caixa as expressões digitadas na ordem em que se encontram no item material, isto é, primeiro as bem-aventuranças e em cima delas a expressão OS BEM-AVENTURADOS.

Durante a aula:

- Apresentem a Caixa da Felicidade.

- Falem: Nesta caixa contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.

- Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.

Aguardem os relatos. Depois escrevam em tiras de papel ofício uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes citados pelos alunos.

Colem estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).

- Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?

Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.

- Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!

- Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.

- Falem: No sermão da Montanha, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?

Depois, falem: A palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.

- Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.

Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?

Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o real significado delas.

- Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?

Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.

- Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?

Aguardem as respostas.

Depois falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: