RSS

terça-feira, 28 de março de 2023

Dinâmica: Agora, livres!

Objetivo:

Fazer um breve resumodas partes principais da história do Êxodo e do povo de Israel relacionando-a com a vida cristã.

Material:

02 correntes feitas com papel

Figuras: 01 cordeiro, Tabernáculo, Sacerdote, Travessia do Mar Vermelho, Tábuas da Lei

01 pão de mel para cada aluno, que vocês encontram nas lojas de baganas, pacotes com 10 ou se preferir, um bolo de mel. Sivam em saquinhos ou envolvidos em guardanapos.

Procedimento:

- Falem: Vamos fazer um breve resumo das partes principais da história do Êxodo e do povo de Israel relacionando-a com a vida cristã.

- Coloquem todas as figuras num quadro e à medida que vocês forem falando as orientações a seguir, apontem para estas figuras.

- Escolham um aluno falem que ele vai representar o povo de Israel escravo de Faraó, no Egito. Para tanto, coloquem uma corrente feita de papel nos braços e pernas para simbolizar a escravidão.

Neste momento falem sobre a forma de vida que tinha o povo quando escravo.

- Em seguida, falem da providência divina, chamando Moisés para libertar o povo do jugo de Faraó, a interferência divina e persistência de Faraó em não libertar o povo.

- Falem: O povo de Israel foi liberto, através da providência divina, depois das 10 pragas. Nesse momento, o aluno deve retirar com força as correntes e demonstrar alegria.

- Falem: No Egito, a atitude de Faraó em não deixar o povo partir e adorar ao Senhor, também nos remete as dificuldades e empecilhos que encontramos na vida cristã.

- Falem: O povo de Israel entre a 9ª e a 10ª praga, celebraram a páscoa, com um cordeiro, pães asmos e ervas amargosas.   O cordeiro pascal nos remete ao sacrífico de Jesus que foi sacrificado por nós.  “Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado” 1 Coríntios 5:7.

- Falem:

A travessia do Mar Vermelho e as dificuldades que tiveram na peregrinação no deserto, nos remete as dificuldades do caminhar cristão, mas na certeza da providência divina  relatada na história do povo hebreu.

Uma das dificuldades enfrentadas foi a falta de água(neste momento, distribuam os copos descartáveis sem água e continuem falando sobre a murmuração. Falem também sobre a comida diária: pão, carne.

Depois, enfatizem que Deus não desprezou o povo no deserto, mas providenciou comida, água boa para beber e um oásis no deserto. Assim também nós devemos confiar em Deus, que conhece nossa necessidade.

- Perguntem: E a água, vocês desejam? Sirvam água para os alunos.

- Falem: Eles receberam os Dez Mandamentos e as Leis Civis para ter uma forma legítima de como agir diante de Deus e do próximo. Nós também temos a palavra de Deus como luz para o caminho e valores do Reino.

- Ao finalizar, sirvam  para os alunos 01 pão de mel.

 Mas, por que pão de mel? Para nos lembrar do maná que tinha sabor de bolo de mel(Ex. 16. 31).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: