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quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Adolescentes Currículo 2022/2023: A História da Salvação

Lição 02: Errando o Alvo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Errando o Alvo, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “O Salário do Pecado”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Salário do Pecado

Objetivo:

Refletir sobre o pecado que originou a morte física e espiritual.

Material:

02 alunos(01 aluno e uma aluna)

Frutas variadas

01 cartolina preta

Procedimento:

- Peçam para que o menino e a menina se posicionem diante da turma e falem que o casal representará Adão e Eva.

- Coloquem uma cesta com vários tipos de fruta diante deles.

- Leiam Gn 2. 15 a 17:

“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

- Falem: Lemos nestes versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos frutos do jardim.

Escolham 01 fruta e digam que ela vai representar a árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.

01 para “Eva” e outra para “Adão” do mesmo tipo.

Alerta! Por causa da Pandemia, não é bom que compartilhem da mesma fruta para morder.

- Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:

Leiam: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).

- Falem: Qual foi o pecado?

Certamente vão falar que foi a desobediência.

- Entreguem a metade da cartolina preta para o menino e a outra parte para a menina e falem que representa o pecado.

- Depois, leiam: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).

- Peçam para que o casal distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, representando que todos pecaram.

- Falem: Vamos estudar sobre isto nesta lição. Vamos começar agora?

Por Sulamita Macedo.

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