RSS

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Jovens: O Fundamento dos Apóstolos e dos Profetas - A Doutrina Bíblica como base para uma Vida Vitoriosa.

Lição 02: A Doutrina de Moisés 

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Doutrina de Moisés. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “As Alianças”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: As Alianças

Objetivos:

Apresentar características distintas da Antiga e Nova Alianças.

Material:

Alianças ou figura de aliança(a quantidade depende do número de características utilizadas sobre a Antiga e Nova Alianças).

08 envelopes pequenos que caibam a aliança ou a figura de aliança.

Observação:

Caso vocês não desejem usar 02 alianças de ouro, vocês podem adquirir daquelas bem simples, cujo preço é bem acessível, que são utilizadas para brincadeiras infantis.

Procedimento:

Antes da aula:

- Após leitura da lição, escolham 4 características das Antiga e Nova Alianças.

- Digitem essas características com fonte número 11 e recortem cada uma.

- Enrolem a tirinha de papel contendo a característica no aro do anel ou aliança.

Durante a aula:

- Após a explanação sobre as duas alianças, entreguem os 08 envelopes para alguns(algumas) alunos(as).

- Peçam para que ninguém abra o envelope enquanto você estiver desenvolvendo a atividade.

- Agora, peçam que os alunos que receberam os envelopes, leiam o que contém o papel(um aluno de cada vez).

- Depois, pergunte: Esta característica pertence a que Aliança? Por quê?

O aluno poderá responder ou a turma.

- Depois, ressaltem que o uso do objeto “aliança” se reporta ao pacto entre Deus e seu povo, representando proximidade, união, cuidado, compromisso, fidelidade; a forma circular nos remete ao amor que não tem fim.

Por Sulamita Macêdo.

0 comentários: