Jovens: O Fundamento dos Apóstolos e dos Profetas - A Doutrina Bíblica como base para uma Vida Vitoriosa.
Lição 02: A Doutrina de Moisés
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que
está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos
nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: A Doutrina de Moisés. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o
conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam
no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “As Alianças”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Objetivos:
Apresentar características distintas da Antiga e Nova Alianças.
Material:
Alianças ou figura de aliança(a quantidade depende do número de
características utilizadas sobre a Antiga e Nova Alianças).
08 envelopes pequenos que caibam a aliança ou a figura de aliança.
Observação:
Caso vocês não desejem usar 02 alianças de ouro, vocês podem adquirir daquelas bem simples, cujo preço é bem acessível, que são utilizadas para brincadeiras infantis.
Procedimento:
Antes da aula:
- Após leitura da lição, escolham 4 características das Antiga e Nova
Alianças.
- Digitem essas características com fonte número 11 e recortem cada uma.
- Enrolem a tirinha de papel contendo a característica no aro do anel ou
aliança.
Durante a aula:
- Após a explanação sobre as duas alianças, entreguem os 08 envelopes
para alguns(algumas) alunos(as).
- Peçam para que ninguém abra o envelope enquanto você estiver
desenvolvendo a atividade.
- Agora, peçam que os alunos que receberam os envelopes, leiam o que
contém o papel(um aluno de cada vez).
- Depois, pergunte: Esta característica pertence a que Aliança? Por quê?
O aluno poderá responder ou a turma.
- Depois, ressaltem que o uso do objeto “aliança” se reporta ao pacto
entre Deus e seu povo, representando proximidade, união, cuidado, compromisso,
fidelidade; a forma circular nos remete ao amor que não tem fim.
Por Sulamita Macêdo.
0 comentários:
Postar um comentário